Dia Mundial da Saúde – 07 de Abril

O país passa por um momento de grandes dificuldades para a população brasileira.  As medidas que vêm sendo tomadas pelo governo golpista de Michel Temer só visam prejudicar quem mais necessita dos serviços públicos.

Enfrentamos recentemente a PEC 55, atualmente Emenda Constitucional 95/16, um dos piores atentados do governo golpista contra a Saúde no Brasil, que propõe limite dos gastos públicos em diversas áreas, incluindo a Saúde, por 20 anos, afetando diretamente o financiamento de diversos serviços, principalmente o Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta data simbólica, destacamos que os ataques do governo contra a Saúde Pública irão resultar na redução dos serviços. A inflação do setor é historicamente superior à geral, chegando a ser 3 vezes maior, por causa dos preços dos equipamentos. Dentro no Novo Regime Fiscal (resultado da PEC 55), quando se congelam as despesas, congela-se a receita, porém  a tendência é que as pessoas precisem cada vez mais dos serviços de saúde, por causa da baixa qualidade de vida existente para a maioria do povo brasileiro, com isso, as pessoas ficam mais doentes, além de naturalmente envelhecerem. Tudo isso aumentará o gasto com Saúde, mas o Novo Regime congela a receita. E agora?

Bom… Nos resta a luta! É preciso que a Sociedade desperte para a necessidade de enfrentar os ataques desse governo. Somente unidos conseguiremos conquistar vitórias.

 

Ações

No Dia Mundial da Saúde, coordenadores da Assufba estiveram no Ambulatório Magalhães Neto e na Maternidade Climério de Oliveira, onde dialogaram com trabalhadores, pacientes e transeuntes sobre a importância da universalidade do SUS, ameaçado pelo governo Temer, e a importância da atenção à saúde da categoria. A atividade contou com distribuição de panfletos explicativos.