Doenças cardiovasculares são as principais causadoras de óbito no mundo, diz OMS

Até setembro deste ano, quase 300 mil pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares no Brasil, de acordo com plataforma da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Cardiômetro. Doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), endocardite, entre outras, são algumas das doenças que mais causam mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com os dados da OMS de 2015, levantamento mais recente, apresentam que apenas naquele ano, ocorreram 17.7 milhões de óbitos causados por doenças cardiovasculares. À época, este número representou 31% das mortes em escala mundial.

Doenças cardiovasculares ocorrem de ser herdadas hereditariamente, porém, existem situações em que são contraídas por um componente externo, como tabagismo, sedentarismo, uso excessivo de álcool, entre outros. Esses componentes podem aumentar as chances de desenvolvimento das doenças.

De acordo com o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa, à medida que pode ser adotada para melhor evitar o desenvolvimento destas doenças é a adoção de uma vida mais saudável, contando com dietas alimentares referentes à prática de exercícios físicos.