Educação básica baiana atinge marca superior a proposta pelo MEC, mas ainda está abaixo da média nacional

A Bahia obteve um avanço significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. A meta proposta pelo MEC foi superada, mas, com a marca de 4,7, o Estado ainda está abaixo da média nacional, que é de 5,8.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou esta semana os dados dos estados e municípios do país.  Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e leva em conta os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio.

Apenas 3 estados não conseguiram alcançar as metas sugeridas pelo MEC: Amapá, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em contrapartida, o Ceará conseguiu superar em 1,4 ponto a meta proposta para 2017.

Dos 417 municípios baianos, apenas 16 apresentaram nota maior ou igual a 6. Três cidades não foram avaliadas. Itatim e Licínio Almeida apresentaram resultados importantes de superação e crescimento, tanto no ranking geral, como nos condizentes a séries específicas.