Educação resiste apesar do MEC e das ameaças do governo federal

O governo Bolsonaro é inimigo da educação, um setor tão importante para o Brasil. O Ministério da Educação (MEC) teve quatro ministros em um curto período. O ex-ministro Milton Ribeiro, por exemplo, proferiu diversas vezes durante a gestão falas que ferem a evolução do setor no país, de cunho preconceituoso e antiquado.

As falhas de coordenação do MEC ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia da Covid-19. Não houve uma criação de políticas públicas adequadas para a educação básica pública, que respondesse aos desafios de manter o vínculo dos estudantes com a escola. Além disso, um grande demosnte a categoria ocorreu e segue ocorrendo. Falta de aporte e valorização do trabalho foram enfrentadas e mesmo assim, professores(as) seguiram se reinventando em prol da educação.

A universidade também tem sofrido contantes ataques do governo. A educação e a ciência foram subestimadas, atacadas e desvalorizadas. Sofreram cortes, desestruturações e risco de perdas da categoria, como a proposta da Reforma Administrativa. 

 

Fora Bolsonaro, já!