Eleição para representação dos(as) TAE nos Conselhos Superiores da UFBA destaca importância de participação da categoria

A eleição para a escolha dos(as) representantes dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação nos Conselhos Superiores da UFBA tem sido marcada pela participação da categoria em um pleito democrático.

A luta a favor da democracia foi um dos pontos destacados pelo técnico-administrativo José de Deus, lotado na PROAD. “A eleição é de grande valor para nós técnicos, pois leva em conta a nossa presença, o nosso papel na instituição, o direito à voz e ao voto no Conselho Universitário, que foi uma conquista dos trabalhadores dentro da construção da Universidade”.

O servidor ainda chama atenção para o fortalecimento do movimento sindical na luta pela autonomia. “Nos últimos anos as universidades têm sofrido muitos ataques, então nós precisamos sustentar essa construção, e nós, técnicos trabalhadores da UFBA e sindicalizados da ASSUFBA, precisamos nos fortalecer para este enfrentamento”, complementou José.

Para a servidora Patrícia Barroso, bibliotecária da UFBA, a representação é importante para dar celeridade aos processos e apresentar um olhar prático, através dos TAE na Universidade. “Eu acho muito importante a presença de um Técnic-Administrativo que nos represente pelo CONSUNI. Essa é uma forma de mediar todas as necessidades e passar a visão que nós temos da parte administrativa e dos principais problemas na universidade”, afirmou.

Outro ponto destacado, desta vez pelo servidor da PRODEP, Raimundo Assis Cerqueira, é a abertura de portas para o avanço profissional e acadêmico dos TAE. “Geralmente, as atividades são voltadas para os professores e agora surge a oportunidade de técnicos também avançarem nesta parte do desenvolvimento profissional, como diretrizes em caso de mestrado e doutorado, por exemplo”.

O pleito teve início nesta quarta-feira (03/08) e termina nesta quinta-feira (04/08). A apuração acontece nesta sexta-feira (05/08), a partir das 9h, no auditório da ASSUFBA.