Eleições da ASSUFBA Sindicato – Triênio 2023- 2026: em Assembleia Geral trabalhadores(as) da UFBA, UFRB, UFSB, UFOB E UNILAB aprovam o Regimento Eleitoral e elegem membros da Comissão Eleitoral

Durante a Assembleia Geral Virtual da ASSUFBA, na manhã da última quarta-feira (23/11), a Coordenação e os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação trataram sobre o processo eleitoral da entidade, conjuntura nacional e local, teletrabalho e informes jurídicos com muita responsabilidade política.

A atividade foi iniciada com um minuto de silêncio em homenagem aos servidores e servidoras falecidos(as) durante o segundo semestre de 2022. Em seguida, a Coordenadora Geral, Nadja Rabello, fez a leitura da ata da reunião da Coordenação da ASSUFBA, realizada no dia 3 de novembro, que tratou sobre as Eleições do Sindicato para o triênio 2023-2026, que acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro do próximo ano.

Também foi feita a leitura do Edital para a convocação das eleições, publicado no Correio, no dia 7 de novembro. O documento também consta no site do Sindicato e em cartazes afixados nas Unidades/Órgãos das universidades.

A Coordenação do Sindicato democraticamente solicitou aos presentes a indicação de 2 titulares e 2 suplentes para compor a Comissão Eleitoral que vai conduzir as eleições da ASSUFBA. Apenas dois nomes foram propostos: Agnaldo Nascimento e Marinalva Santana. Ao serem colocados em votação, a categoria aprovou por ampla maioria (82%), 15% votaram não e 2% se abstiveram. A oposição sindical presente e atuante não indicou nenhum nome.

Após a leitura do Regimento Eleitoral, o Coordenador Geral, Renato Jorge, colocou em votação os pontos do texto lido em que não houve destaques. Ao todo, 88% dos presentes votaram sim, 9% foram contrários e 3% se abstiveram.

Depois foram tratados os pontos destacados. O Coordenador da ASSUFBA, Antonio Bomfim Moreira, fez um destaque no artigo 6º, sobre a ordem apresentada das Universidades Federais da Bahia ajustando o texto, e o servidor Luiz Fernando Bandeira, destacou o Art. 30º, que trata das exceções, a fim de que os bibliotecários e os trabalhadores dos PAFs pudessem votar nos locais de trabalho.

Com a votação aberta, 69% dos servidores aprovaram a manutenção do texto defendida por Bomfim, 21% votaram pela alteração proposta por Luiz Fernando Bandeira e 10% se abstiveram. O texto original foi mantido.