Em agosto, 2 milhões de aposentados e pensionistas baianos recebem primeira parcela do 13º

Neste mês, 2 milhões de aposentados e pensionistas baianos do Instituto Nacional de Seguridade poderão sacar a primeira parcela do 13º salário. O depósito será realizado na folha mensal dos pagamentos do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.

Em todo o Brasil, terão direito a primeira parcela do abono anual 30 milhões de beneficiários.  Segundo o governo federal, não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parte dos pagamentos.

O IR sobre o 13º só será cobrado em novembro e dezembro, no pagamento da segunda parcela.  A medida está prevista em lei.

A primeira parcela corresponde a 50% do valor do 13º, com exceção de quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018, nestes casos o valor recebido será calculado de forma proporcional.

O governo estima que serão injetados na economia aproximadamente R$ 20,6 milhões nos meses de agosto e setembro. Segunda a Secretaria Estadual de Turismo da Bahia, o setor deve receber um investimento de 8% a 10% do valor liberado em viagens.

Tem direito ao 13º quem recebeu durante o ano benefício previdenciário de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Nos casos dos auxílios-doença e salário-maternidade, o valor do abono será proporcional ao recebido durante o ano.