Em assembleia, categoria define participação da Bahia no XXII Confasubra

Na manhã desta quarta-feira (08/04), quase 600 técnico-administrativos da UFBA, entre ativos e aposentados, estiveram presentes na assembleia geral da categoria, realizada no auditório da Reitoria. Com o tema principal sobre a retirada de delegados para o XXII Confasubra, o encontro tratou ainda de questões jurídicas e deliberou pela realização de um ato em defesa dos hospitais universitários na quinta-feira (09/04).

O reitor João Carlos Salles fez questão de saudar os presentes e reafirmou o sentimento do reitorado em estar unido aos trabalhadores em defesa da universidade nesse momento delicado.

Renato Jorge, coordenador geral da Assufba, ao dar início a assembleia, falou da importância da Bahia participar do Congresso da Fasubra, que acontece em maio, em Poços de Caldas, pois serão definidas as ações dos técnicos para os próximos anos. O primeiro momento da assembleia tratou das deliberações do Confasubra.

O reitor João Carlos Salles fez questão em saudar os presentes na assembleia

O reitor João Carlos Salles fez questão em saudar os presentes na assembleia

A leitura do regimento do XXII Confasubra foi feita pela coordenadora Geral do Sindicato, Aida Maia. Na sequência, o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e integrante da Fasubra, Paulo Vaz, apresentou o temário do encontro nacional.

Coriolano Silveira, técnico da Universidade Federal da Paraíba e também representante da Fasubra, explicou a categoria a forma de inscrição das chapas e a quantidade de delegados que poderiam ser escolhidos.

A categoria decidiu pela inscrição de uma chapa única, com o objetivo de promover a unidade entre as forças políticas que atuam na UFBA. A orientação foi aprovada por 461 técnicos presentes no auditório, com apenas uma abstenção.

No total, assinaram a lista de presença 595 integrantes da categoria. A delegação baiana contará com 70 integrantes: 60 da UFBA e 10 das outras universidades federais no estado.

A categoria aprovou diversas deliberações durante a assembleia geral

A categoria aprovou diversas deliberações durante a assembleia geral

Hora Extra Incorporada

O advogado responsável pelo processo da Hora Extra Incorporada, Ivan Brandi, esteve presente na assembleia para passar os últimos informes do processo, que envolve mais de mil trabalhadores. “Em janeiro vocês receberam o valor referente ao período de janeiro a abril de 2010. Agora, estamos no segundo ponto da questão, que é a soma de todos os reajustes que vocês têm direito ao longo desses anos para que seja incorporado na folha”.

Após esse passo, vem a fase final do processo, que é o conhecimento do período exato entre de onde a categoria deveria ter recebido o reajuste até quando, de fato, receberam para fazer o cálculo.

Paralisação Nacional

Renato Jorge apresentou o indicativo de paralisação nacional orientado pela Fasubra, nos dias 07, 08 e 09/04.  A UFRB e a UFSB aprovaram a orientação da Fasubra e os técnicos da UFBA, com apenas uma abstenção, também optaram em aderir ao movimento nacional. Além disso, decidiram pela realização de um ato em defesa dos hospitais universitário no dia 09.

Turnos Contínuos

Representante da categoria na Comissão de Ajuste de Jornada (CAJ), o coordenador Euler Moraes declarou que a comissão está em fase final e que um encontro será realizado com o reitor na sexta-feira (10).

28,86%

O coordenador Renato Jorge informou da reunião em Brasília, com o vice-ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Fernando Luiz Albuquerque, para tratar do assunto. Na ocasião, o vice-ministro comprometeu-se com o pleito da Assufba e afirmou que a ideia não é dar tratamento diferente à UFBA. Segundo ele, serão observadas as súmulas referentes e o que for possível fazer acordo, será feito.

 

Fotos: Foco Filmes