Em assembleia lotada, servidores(as) da UFBA deflagram greve em defesa da Reestruturação do PCCTAE e da Recomposição Salarial

Diante da falta de avanço na negociação entre a categoria e o governo federal, os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da UFBA deflagraram greve por tempo indeterminado em defesa da Reestruturação do PCCTAE e da Recomposição Salarial. A decisão foi tomada pelos(as) servidores(as), que lotaram o auditório da Faculdade de Arquitetura, para Assembleia Geral da ASSUFBA, nesta segunda-feira (11/03).

A greve acontece em âmbito nacional e segue orientação da FASUBRA, que ratificou a decisão do movimento paredista durante Plenária Nacional Virtual, no último dia 9. O evento também aprovou a pauta da greve, tanto no eixo específico, quanto no eixo geral.

Durante a assembleia, que contou com a participação de mais de 350 servidores(as), o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, fez um retrospecto da campanha salarial e lembrou que a categoria reivindica na Mesa Nacional de Negociação Permanente reajuste de 34,32%, dividido em três parcelas, em 2024, 2025 e 2026. “Não aceitaremos passar este ano sem correção salarial”, exclamou.

A Coordenadora da FASUBRA e da ASSUFBA, Lucimara da Cruz, falou sobre a movimentação nacional e das mesas nacional e específica, que discute a reestruturação da carreira. Ela conclamou a categoria à luta. “Juntos somando força e nos tornamos grandes. A nossa pressão vai definir se vamos ter ou não orçamento para as nossas pautas”.

A Coordenadora da ASSUFBA, Adelmária Ione, membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira, afirmou que a greve não é apenas pelo reajuste salarial e reforçou a necessidade de valorização da carreira, que foi reestruturada no início dos anos 2000 e foi completamente transformada pelas tecnologias.

Antônio Bomfim Moreira, Coordenador da ASSUFBA, lembrou que as dificuldades financeiras enfrentadas pela categoria são decorrentes do arrocho salarial e dos diversos cortes orçamentários realizados pelos governo TEMER/BOLSONARO. Ele reforçou a necessidade de forte mobilização durante a greve.

O secretário do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Lawrence Estivalet, participou da assembleia e saudou a força da mobilização e o protagonismo dos(as) TAE. “É com muita alegria e emoção que vejo esse auditório lotado e os(as) servidores(as) tomando a iniciativa do movimento grevista”.

Renato falou ainda sobre o Direito de Greve e a Instrução Normativa 49/2023, que trata do tema. A categoria também elegeu o Comando Local de Greve, formado pela coordenação da ASSUFBA e a categoria. A primeira reunião acontece nesta segunda-feira (11/03), às 14h30, na sede da ASSUFBA.

O Coordenador Geral também informou que nesta terça-feira (12/03), às 15h, acontece audiência do Comando Local de Greve com o reitor da UFBA, Paulo Miguez, para discutir o assunto, em resposta ao pedido do Sindicato. Antes da reunião a ideia é realizar ações de mobilização, com concentração às 9h, na Reitoria, e seguir para as unidades do Canela. Já na quarta-feira (13/03), a movimentação acontece na Reitoria, a partir das 9h, em ATO UNIFICADO COM OS ESTUDANTES da Universidade Federal da Bahia.

A ASSUFBA deixou claro que esta é uma greve de ocupação e que só será possível construir um grande movimento com a força e a participação da categoria.

🚩 AGORA É GREVE! 🚫 NÃO ACEITAREMOS REAJUSTE ZERO! ✊🏽 VAMOS À LUTA!