Em Assembleia, servidores(as) da UFBA elegem delegados(as) que vão ao XXIV CONFASUBRA

Os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) da UFBA se reuniram, nesta quarta-feira (19/04), em participativa Assembleia Geral, no Salão Nobre da Reitoria, em cumprimento ao edital publicado pelo Sindicato no dia 27 de março, para eleger a delegação que vai ao XXIV CONFASUBRA, que acontece de 17 a 21 de maio, em Brasília.

A atividade foi iniciada com um minuto de silêncio em homenagem aos que sucumbiram durante a pandemia de Covid-19 e de forma conjugada a resistência de todos(as) que sobreviveram e lutaram contra o fascismo instalado no país nos últimos anos, contribuindo para a vitória do Presidente Lula.

A Coordenadora da ASSUFBA e da FASUBRA, Lucimara da Cruz, ressaltou a importância da assembleia. “É um momento para festejar a nossa existência e resistência com todas as nossas diferenças, lutando por uma sociedade melhor. Vejamos nesta pluralidade a riqueza que é inerente a ela”.

Antônio Bomfim e Lucimara da Cruz fizeram a leitura do Regimento do XXIV CONFASUBRA. No documento, consta que a escolha dos delegados(as) será feita por chapas, assegurada a participação proporcional direta ao número de votos obtidos por cada chapa concorrente.

Duas chapas se inscreveram e apresentaram as suas Teses: a Chapa 1 – CTB Sindicato É Pra Lutar e a Chapa 2 – Vem Ser TAEs.

A defesa da Chapa 2 – Vem Ser TAEs foi feita pelo servidor Fernando Bandeira. Ele pontuou como prioridade a valorização da negociação. “Estávamos desde 2016 sem negociar com o governo. Temos agora a chance de retomar o debate sobre os assuntos e problemas da categoria. Não apenas a questão salarial, mas também a revisão de coisas que envolvem o nosso fazer na Universidade. Sempre defendemos a afirmação da nossa identidade enquanto Técnico-Administrativo em Educação dentro da universidade”.

Os Coordenadores da ASSUFBA, Adelmária Ione e Antônio Bomfim, fizeram a defesa da tese da Chapa 1 – CTB Sindicato É Pra Lutar. Entre os pontos apresentados, está a necessidade de construção de uma proposta salarial que dê conta para o orçamento de 2024, fortalecimento das entidades sindicais, defesa da autonomia e unicidade sindical, teletrabalho sem prejuízo para os trabalhadores, além da elaboração de um robusto e apaixonante Plano de Lutas, que foque, entre outras coisas, na defesa do ensino, pesquisa e extensão, na ascensão funcional e na realização de concursos públicos.

Após debate entre a representação das chapas, ficou acordado a unificação das chapas para a delegação do XXIV CONFASUBRA com o encaminhamento de que todos(as) os(as) presentes votassem na Tese n° 1.

A assembleia foi acompanhada e fiscalizada pelo Coordenador da FASUBRA, Wellington Pereira/UFES. Ao todo, 415 servidores(as) assinaram a lista de presença, o que deu direito a eleição de 42 delegados(as) na UFBA. Ao final da contagem dos votos, foram registrados 288 votantes com todas as cédulas validadas. O servidor unido jamais será vencido! A luta dos trabalhadores não tem fim! Viva a ASSUFBA Sindicato, viva!!!