Em Assembleia, servidores(as) RJU do COM-HUPES articulam as deliberações da Greve

Na manhã desta quinta-feira (14/03), foi a vez dos(as) trabalhadores(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES) se encontrarem para decidir os próximos passos da greve deflagrada na UFBA.

Reunidos(as) no anfiteatro do HUPES, os(as) TAEs ouviram um breve relato do coordenador Geral, Renato Jorge, sobre as negociações que os servidores travam desde o ano passado, com o Reajuste Emergencial de 9%, até as mesas setoriais e nacional de negociação.

A coordenadora de Comunicação da ASSUFBA e FASUBRA, Lucimara da Cruz, explicou os motivos pelos quais os(as) técnicos(as) travam neste momento essa greve, chamada pela FASUBRA. Ela informou que 51, das 54 universidades da base da FASUBRA, já deflagraram greve e permeiam o mesmo caminho da UFBA, de traçar essa greve de forma articulada e forte.

📄 DECISÕES

Algumas dúvidas foram tiradas pela categoria, como o registro do ponto e as escalas de trabalho. As deliberações foram na direção das dúvidas tiradas. Os(as) RJUs aprovaram primeiramente o Acordo de Greve lido pela Enfermeira, Monalisa Viana, que será enviado ao Superintendente, Prof. Dr. José Valber, para ser assinado em uma reunião já agendada para terça-feira (19/03), às 8h, no Hospital, aberta a todos(as) os(as) trabalhadores(as). O local exato será divulgado pela superintendência.

No Acordo de Greve, os(as) RJUs votaram pela Instalação do Comando Local de Greve, de preferência que tenha representação de todos os setores, a redução da carga horária em 50% enquanto perdurar a greve na UFBA (no trato com os setores será dialogado a realidade de cada um e a redução dessa carga horária somente valerá a partir da assinatura do acordo com a superintendência). Além disso, ficou esclarecido que os profissionais que recebem plantão de APH e Hora Extra, se não tiverem carga horária cheia, não recebem.

As escalas de greve que serão definidas deverão ser ratificadas pelo Comando Local de Greve e as escalas de greve dos setores serão elaboradas a partir da escala original e divulgada no setor, com uma via na seção para servir também como comprovação, além disso, todos deverão assinar a escala de greve.

Outra orientação do Acordo é que todos os membros do Comando Local de Greve que o assinarem terão que deixar seus dados de contato na Seção Sindical para ficar à disposição dos(as) trabalhadores(as). O acordo vigorará enquanto perdurar a greve na UFBA e toda e qualquer deliberação será divulgada nos canais oficiais do COM-HUPES e da ASSUFBA.

Na segunda-feira (18/03), a partir das 6h, a categoria fará um ato com panfletagem no saguão do HUPES para mobilizar a população e os(as) trabalhadores(as). O ato contará também com a visita do Comando Local de Greve nos setores do hospital.