Em Assembleia, Técnico(a)-Administrativos(as) da UFOB elegem delegado à Plenária Nacional da FASUBRA e discutem conjuntura nacional

A Plenária Nacional da FASUBRA acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Brasília. O nome de Rony Keito foi aprovado por esmagadora maioria como delegado (titular) para participar do evento e representar os(as) servidores(as) da UFOB. Ao todo, 80% votaram sim, 20% se abstiveram e não houve voto contrário. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Virtual da ASSUFBA, na manhã desta quinta-feira (21/09).

A campanha salarial é um dos destaques da plenária. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, falou sobre a conjuntura em que a mobilização está inserida. No último dia 16 ocorreu a Plenária Unificada dos Servidores Públicos Federais, que aprovou um novo calendário de luta pela inclusão do funcionalismo público na LOA 2024 e o arquivamento da PEC 32.

O Coordenador Antônio Bomfim Moreira reforçou que a categoria precisa estar atenta à conjuntura política do Brasil. Ele lembrou que a mobilização dos(as) trabalhadores(as) e sindicatos barrou a tramitação da Reforma Administrativa na época de Bolsonaro. Mas, atualmente, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chantageia o governo para tentar aprovar a PEC 32.

O engajamento na campanha salarial é fundamental, sobretudo porque o governo ainda não apresentou proposta à categoria. Edinelvan lembrou que o Fonasefe propôs reajuste em dois blocos. O primeiro de 53,05% de aumento para os(as) servidores(as) que tiveram dois reajustes após a negociação da greve de 2015, divididos em três parcelas: 15,25%, em 2024; 19,85%, em 2025; e 19,85%, em 2026.

O segundo bloco reivindica 39,82% de aumento para os(as) servidores(as) que tiveram quatro reajustes após a greve de 2015, divididos em três parcelas: 11,82%, em 2024; 16,29%, em 2025; e 16,29%, em 2026.

Carreira
Sobre a Reestruturação da Carreira, o assunto tem sido debatido nacionalmente e em âmbito local pelo GT Carreira da FASUBRA e GT Carreira da ASSUFBA, respectivamente. A fase atual é de sistematização das propostas, que foram apresentadas pelas diversas entidades de base, inclusive a feita pelo Sindicato.

Um dos pontos positivos é que a proposta de restruturação da carreira dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação (PCCTAE) dos Institutos Federais de Ensino (IFEs), no Plano Plurianual (PPA) do governo, ficou em terceiro lugar no geral, e em primeiro entre os projetos na área da Educação.

Além disto, a Câmara dos Deputados acabou de aprovar o Projeto de Lei 5649/19, que permite aos(as) servidores(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação receberem bolsas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de intercâmbio. O projeto segue agora para sanção do presidente Lula.

Informes Locais
A assembleia também teve espaço para os informes locais. O Coordenador Rony Keito explicou que após a cerimônia da recondução do reitor Jacques Miranda, em Brasília, a ASSUFBA deve marcar uma reunião para tratar dos temas que estão na ordem do dia, como condições de trabalho e PGD, inclusive, o dirigente do Sindicato integra a Comissão de Implantação do Programa de Gestão e Desempenho.