Em audiência com o Reitor da UFRB, ASSUFBA apresenta as demandas dos servidores e conquista GT-Teletrabalho

O retorno das atividades presenciais na UFRB, diante da conjuntura dos cortes orçamentários feitos pelo governo Bolsonaro, e o Teletrabalho foram debatidos na audiência com o Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o Professor, Fábio Josué dos Santos, na manhã desta quarta-feira (29/06). A atividade foi transmitida pelo Facebook da ASSUFBA e é uma demonstração do compromisso do Sindicato com as universidades neste momento histórico.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, iniciou o encontro afirmando que o bloqueio de R$ 1 bilhão no orçamento das universidades federais brasileiras inviabiliza a administração das instituições e que tem gerado manifestações contrárias de diversos atores da sociedade. A universidade exige respeito.

Fábio Josué fez uma apresentação rica e detalhada sobre o histórico do orçamento da UFRB para 2022 e disse que nos últimos anos o governo tem promovido uma asfixia orçamentária da universidade. Ele demonstrou a queda do orçamento discricionário com dados e infográficos de 2015 até então.

O Reitor informou que o orçamento deste ano é R$ 328.477.972,00. “O quão insuficiente é esse recurso quando consideramos o tamanho da UFRB, que é a segunda maior universidade da Bahia. Uma instituição que possui vários campi com estruturas ainda não consolidadas”, exclamou. Fábio afirmou que a saída é “o caminho das ruas e da mobilização para pressionar o governo a fazer a recomposição do nosso orçamento”.

Renato Jorge ponderou que o retorno das atividades presenciais, nesta realidade de cortes de recursos, é uma preocupação da categoria que exige mais verbas para a educação. Fábio Josué informou que a UFRB possui o Comitê de Acompanhamento e de Enfrentamento à Covid-19 e que a instituição sempre teve uma posição preventiva e cautelosa. Também ressaltou o esforço dos Técnico-Administrativos em Educação para que as atividades fossem mantidas ao longo da pandemia.

O Coordenador Geral do Sindicato questionou como ficaria a situação dos servidores e servidoras com comorbidades. Neste momento, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares, disse que a UFRB monitora a situação e analisa todos os casos e as dificuldades apresentadas pelos trabalhadores de forma muito criteriosa.

Em relação ao Teletrabalho, o Coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim informou sobre o encaminhamento da categoria, extraído da Roda de Conversa com os(as) servidores(as) da UFRB, que aconteceu nesta terça-feira (28/06). Na reunião, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge propôs que o Grupo de Trabalho a ser criado para discutir o assunto na universidade seja paritário e se possível tenha representação de cada campus no GT. A Reitoria acatou a sugestão. O Sindicato vai enviar o Ofício com os nomes colhidos na ocasião.

Outros assuntos

Questionado sobre o Ponto Eletrônico, Wagner Tavares disse que no âmbito da UFRB o SIGRH é utilizado como sistema para o registro de frequência e que a instituição ainda não fez a integração com o SISREF.

Em relação ao Decreto 10.620, que determina a unificação do controle e concessão das aposentadorias e pensões, relativas ao Regime Próprio de Previdência Social da União no INSS, o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social não estava pronto para fazer a migração. A UFRB ainda não teve previsão de divulgação do novo cronograma. Quando for publicado, a instituição vai verificar o que será feito.

No encerramento da reunião a Coordenação da ASSUFBA reafirmou o compromisso com os interesses da categoria, que segue na luta.