GT Teletrabalho ASSUFBA-UFRB realiza primeiro encontro virtual e encaminha os nomes da Comissão Paritária Institucional

A ASSUFBA Sindicato realizou na última terça-feira (28/06) o primeiro debate com os componentes do GT do Teletrabalho na UFRB, criado no último dia 13/06 pelos coordenadores do Sindicato e que tem como foco a discussão do Teletrabalho e Decreto 11.072 na universidade. O debate antecedeu a audiência com a Administração Central da UFRB, que aconteceu nesta quarta-feira (29).

A coordenadora Adelmária Ione trouxe alguns convidados servidores TAEs da Universidade Federal da Bahia e integrantes do GT Teletrabalho, instaurada também pelo Sindicato, que discute o teletrabalho na UFBA. O grupo tem como principal função debater e apreciar os documentos e minutas já existentes sobre o tema e que também já retirou a importante decisão da construção de uma Comissão Paritária Institucional, com oitos nomes encaminhados à reitoria da UFBA para a composição.

Adelmária abriu o debate seguido dos informes do coordenador Renato Jorge e salientou aos presentes que “não podemos esquecer que nós trabalhamos em um local de produção de conhecimento. É preciso ter atenção aos detalhes do decreto para que não haja comprometimento e nem acabe com a autonomia universitária”. Por isso, muitas discussões minuciosas precisam ocorrer com o coletivo durante o processo, explicou.

O servidor, Luis Gustavo Nunes, um dos nomes enviados para compor a comissão na UFBA e também criador da minuta de resolução sobre o Teletrabalho, falou como convidado e explanou que é preciso construir um documento com a contribuição de todos e que o decreto do governo, da forma como está, não favorece a categoria. “Calma, paciência, é um processo sensível, que lidamos com direitos e outras conquistas do passado e presente, precisamos de cautela para avançar em uma resolução que seja boa para todos e todas”, concluiu.

Luis Fernando Bandeira, também componente da comissão, saudou os colegas e deixou sua contribuição, falando sobre as possibilidades de criação das minutas em cada universidade. “Quando a comissão oficial for instalada, já estaremos adiante, já com as propostas mais concretas e com mais possibilidades de debates. Tem questões (referente a UFBA) que se chocam com algumas propostas do decreto, então temos que pensar para que possamos fazer a proposta, e uma coisa não inviabilizar a outra”, disse.

Para o coordenador de Comunicação Antonio Bomfim, o avanço é certo, mas precisa ser feito com bastante cautela e muita conversa, levando em consideração os encaminhamentos da FASUBRA. “A FASUBRA está muito cautelosa quando ouve os estudiosos, no sentido de não permitir nenhuma insegurança jurídica e que não quebre a espinha dorsal do que nós temos de mais valioso, que é o nosso PCCTAE. Não podemos errar no que diz respeito aos interesses da categoria”, expôs o coordenador.

Com uma discussão rica, cheia de repasses de experiências e contribuição dos servidores, eles encaminharam os nomes de Tércio de Miranda e Romenique Souza (campus de Cruz das Almas) para representar a Comissão que vai estudar o Teletrabalho na UFRB e Ana Claudia e Moisés Bonniek pelo campus de Cachoeira, outros nomes serão colocados, para completar a indicação por cada cidade que abrange os campi da UFRB. Os nomes e a decisão de ser uma Comissão Institucional Paritária foram levados à Administração Central nesta quarta-feira (29) e também serão encaminhados por meio de ofício.