Em defesa da autonomia das universidades federais, vote contra a MP 914/2019

Está aberta uma consulta pública pelo Senado sobre a Medida Provisória (MP 914/2019), que ataca a autonomia das universidades e institutos federais, pois estabelece que o presidente Jair Bolsonaro aceite ou não o nome do vencedor da lista tríplice de candidatos à reitoria das instituições. E ainda estabelece pesos diferentes na eleição entre as categorias. Vote contra o desmonte da educação pública clicando aqui.

Até o momento, a defesa das universidades e institutos federais está na frente, mas não se pode abrir mão de levantar a bandeira em defesa da autonomia universitária. Com o texto aprovado, o peso dos votos dos professores para as eleições será de 70%, enquanto de técnicos e alunos ficarão com 15%. As universidades entendem, desde 2013, que para garantir um processo mais democrático, o peso do voto deve ser igual.

A prática de escolha de reitor a dedo já ocorreu no governo Bolsonaro. Em 2019, o presidente descumpriu a regra e escolheu candidatos que não estavam em primeiro na lista das universidades federais do Ceará e do Triângulo Mineiro.

Outro ataque direto prevista na MP 941/2019 é a eleição obrigatória e direta (sem passar pelo conselho universitário). Não deixe que o governo Bolsonaro tire mais um direito das universidades públicas e avance com seu projeto de desmonte.