Em Dia Nacional de Luta, a ASSUFBA e a Enfermagem reforçam mobilização pelo piso salarial da categoria

Desde cedo, os(as) Coordenadores(as) da ASSUFBA junto com a categoria foram às ruas. Às 6h30 desta terça-feira (21/09), Dia Nacional de Luta pelo Piso Nacional da Enfermagem, iniciaram o protesto na porta do COM-Hupes (Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos) contra a suspensão da lei que fixa o piso salarial da categoria.

Com a ampla participação dos trabalhadores(as), o Sindicato distribuiu uma carta aberta à população expondo a importância do cumprimento da lei, aprovada em julho pelo Congresso Nacional, e sancionada em agosto pelo presidente Jair Bolsonaro, que foi suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços).

Saindo do COM-Hupes, os(as) Coordenadores(as) e os(as) Técnico-administrativos(as) em Educação caminharam pelo Ambulatório Magalhães Neto (AMN), Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB) e na sequência foram à Maternidade Climério de Oliveira. De forma unificada e com os Empregados da EBSERH que estão em luta, em todos os locais por onde passamos, recebemos o apoio dos pacientes que aguardavam atendimento nas várias unidades. Muitos aplaudiram o Sindicato pela mobilização em defesa dos(as) profissionais de Enfermagem e do Sistema Único de Saúde (SUS) a serviço da população.

Depois, a Coordenação do Sindicato participou do grande protesto no Farol da Barra, que ficou lotado e caminhou até o Cristo. Mais uma vez, a população mostrou solidariedade e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras. O Coordenador de Saúde do Trabalhador, Giancarlo Damiani, afirmou se tratar de um importante momento histórico. “Estamos reunidos neste ato maravilhoso exigindo respeito. Esta é uma luta diária, que hoje se consolida com o Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial da Enfermagem. A medida é um dos passos que visam valorizar a nossa profissão e pode melhor remunerar a árdua atividade do nosso cotidiano”.  

Presente no ato, o presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo, exclamou que o piso é um ato de reparação, embora o Supremo Tribunal Federal tenha contrariado todas as expectativas. “Foram muitos anos de diálogo, luta, resistência e grande articulação política no Congresso Nacional. Sacramentado o piso da enfermagem, tudo que se esperava é que fosse dado um passo adiante, mas lamentavelmente o STF jogou um balde de água fria e nós vamos seguir lutando”.

Quem participou ativamente do protesto e acompanha a articulação na Câmara dos Deputados em defesa do piso foi a deputada federal Alice Portugal. A parlamentar integra o Grupo de Trabalho que analisa o impacto financeiro e orçamentário do projeto que busca as fontes para o pagamento da categoria.

A Coordenadora Eliete Gonçalves considera a lei um reconhecimento aos(as) profissionais. “Mesmo ganhando pouco, mostramos a nossa importância durante a pandemia de Covid-19. Trabalhamos incansavelmente para salvar todas as vidas”. Para a Coordenadora Lina Teles, o piso nacional é uma vitória importante, sobretudo em um momento de crise. “Estamos aqui na luta e não vamos deixar que a conquista seja perdida”. Logo cedo a Coordenadora Ione disse que estamos vivendo os dias mais difíceis de nossas vidas e que só juntos venceremos o nazifascismo! Fora Bolsonaro! Agora é Lula com o seu time de luta!

Para a ASSUFBA, a decisão do STF é protelatória e desconsidera a ampla discussão ocorrida entre as entidades que representam a categoria e o próprio Congresso, que já possui projetos que garantem as fontes e a viabilidade financeira para o pagamento do piso à Enfermagem que é a base de sustentação do Sistema Único de Saúde. Viva o SUS, vivo. Veja as fotos!