Em greve, servidores da UFBA aprovam calendário de ações

No segundo dia de greve em defesa dos serviços públicos, os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA aprovaram, por unanimidade, em assembleia ocorrida nesta quinta-feira (23/11), na Faculdade de Economia, um calendário de ações para ampliar o diálogo com a população e a comunidade universitária.

Nesta sexta-feira (24/11), acontece reunião do Comando Local de Greve, às 9h, na sede da ASSUFBA. Na segunda-feira (27/11), tem ato no Ambulatório Magalhães Neto. À tarde, os servidores e a Coordenação do Sindicato participam da mobilização na Unilab.

Na terça-feira (28/11), os grevistas fazem visitas em algumas unidades. A concentração é no IGEO (Instituto de Geociências), a partir das 8h. Na quarta-feira (29/11), o ponto de partida é o ICS (Instituto de Ciências da Saúde). Na quinta-feira (30/11), os trabalhadores se concentram na Faculdade de Arquitetura. Depois da mobilização, ocorre nova reunião do Comando Local de Greve, na sede da ASSUFBA.

Já na sexta-feira (01/12), acontece assembleia comemorativa aos 37 anos do Sindicato, na Escola Politécnica, às 9h. Depois, haverá atividade cultural na sede da entidade.

51356b37-cff6-467c-aca2-dd777a1b9515

Eixos da greve

Os servidores da UFBA estão em greve nacional, orientada pela A FASUBRA (Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras), desde o dia 22/11 em defesa dos serviços públicos, do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação) e dos hospitais universitários, contra o corte no orçamento das universidades públicas federais, PDV (Programa de Desligamento Voluntário), o PLS 116/17 (demissão por avaliação negativa dos funcionários públicos), o aumento da contribuição previdenciária e a reforma da Previdência, além de negociação salarial imediata.

 

Moção de solidariedade ao NEIM

A assembleia aprovou, por unanimidade, uma moção de solidariedade ao NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher) e aos professores, estudantes e técnicos, ameaçados pelas pesquisas realizadas. Uma das vítimas, professora e pesquisadora do Núcleo, recebeu simbolicamente o documento, que será entregue ao Conselho Universitário.

A pesquisadora agradeceu o apoio dado pelos técnicos, que participaram da plenária, ocorrida nesta quarta-feira (22/11), na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

Fotos: Américo Barros/Foco Filmes