Em manifesto, sociedade civil pede apoio político para Greve Mundial pelo Clima

Representantes da sociedade civil entregaram a parlamentares, na Câmara dos Deputados, um manifesto pedindo apoio para a Greve Mundial pelo Clima. O movimento, marcado para esta sexta-feira (20/09), deve mobilizar diferentes cidades brasileiras e ocorre em vários países do mundo. Em Salvador, tem caminhada saída às 9h, do Campo Grande. 

O documento, produzido pela Coalizão pelo Clima no Distrito Federal, chama a atenção para a necessidade de adoção de políticas capazes de frear a problemática ambiental relacionada ao tema nas suas diversas dimensões.

O documento traz 15 reivindicações relacionadas ao Brasil, que incluem:

– A neutralização progressiva das emissões de carbono até 2050;

– A ampliação das políticas de educação ambiental;

– A criação de um conselho de combate à crise climática;

– O fortalecimento dos órgãos ambientais e de pesquisa;

– O descontigenciamento dos recursos da área;

– A consideração dos dados científicos na tomada de decisões do governo;

– O cumprimento do compromisso de reflorestamento previsto para o Brasil no Acordo de Paris.

O manifesto traz ainda outros aspectos, como a cobrança de grandes devedores do governo na área empresarial para que a verba seja utilizada no Fundo Clima.

A medida abarcaria diferentes setores, como os de agronegócio, pecuária, bancos e indústrias. O documento da Coalizão pelo Clima cita, por exemplo, que o cerrado já sofreu cerca de 80% de modificação no seu território por conta a ação humana, alimentada especialmente pela expansão agropecuária e urbana.