Em países com atraso na vacinação, casos de Covid-19 voltam a crescer

Apesar de a vacinação estar avançando em muitos países, se não houver os cuidados necessários para conter a disseminação do vírus, a pandemia vai demorar de acabar. Os casos de Covid-19 voltaram a crescer em diversos países, por exemplo, na Rússia e Cingapura. 
 
O número de internações e mortes aumentaram. Não por coincidência, os países que registram número alto de casos, têm taxa de vacinação menor. Muitos já deixaram de lado medidas de distanciamento social, uso de máscaras, dentre outras ações protetivas. No Brasil, onde o plano de imunização demorou a ser colocado em prática, o sinal de alerta deve ficar ligado. 
 
Por mais que a vacinação tenha elevado o quadro de melhoria no Brasil, o relaxamento veio na mesma proporção, as mortes continuam elevadas por conta do vírus, sem falar que a situação é de incerteza. Para tudo ficar mais tranquilo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica ao menos 80% de vacinados.
 
O Brasil segue entre os países mais preocupantes do mundo, por causa da letalidade, cerca de 3%. Em alguns estados, como, Roraima (14,3%), São Paulo (9,7%) e Rio de Janeiro (6,8%) a situação piora. Para se ter ideia, o país tem 603.465 mortes. Atrás apenas dos Estados Unidos, que têm cerca de 700 mil óbitos. 
A ASSUFBA aproveita para lembrar que a pandemia ainda não acabou. É necessário manter os protocolos sanitários, como o de evitar locais fechados por muito tempo e usar máscaras adequadas. Sem contar, é claro, com a vacinação e o uso de máscaras.