Em reunião, ASSUFBA e PRODEP firmam parceria para consolidação do ‘Projeto Acolher’

Nesta quarta-feira (09/02), a ASSUFBA Sindicato realizou uma reunião com a Pró-Reitoria De Desenvolvimento De Pessoas/UFBA para tratar do Projeto Acolher. O Sindicato se uniu à iniciativa da PRODEP que tem como objetivo proporcionar aos servidores um espaço de acolhimento, por meio de atividades grupais que possibilitem trocas e informações, compartilhamento de experiências e aprendizagens, proporcionando o bem estar, a convivência saudável e o exercício da cidadania.

A coordenadora da pasta de Formação Sindical, Adelmária Ione, introduziu a conversa apresentando as pastas escolhidas pela coordenação que irão compor a construção do Projeto Acolher, sendo elas: coordenação de Políticas Sociais, de Aposentados, de Esporte e Cultura, Formação Sindical e coordenação Geral. Além da pasta de Comunicação, que será a responsável pelos mecanismos de divulgação do Projeto.

O GT de aposentados será o grupo que participará do projeto piloto nos encontros, pois representam uma das parcelas mais vulneráveis da categoria. Os coordenadores de Aposentados, Dolores de Brito e Edgar de Jesus falaram sobre as principais demandas da categoria, que serão consideradas na definição das atividades prioritárias no momento inicial do projeto. Uma das principais queixas é a dificuldade na comunicação com a PRODEP e na utilização dos sistemas virtuais do Governo, o que acaba deixando os aposentados aflitos e ansiosos. A coordenadora Eliete Gonçalves vê esse direito à informação como prioridade nas tratativas do Projeto.

Edgar relembrou os cursos e oficinas que a ASSUFBA oferecia antes da pandemia para os aposentados, salientando que, na verdade, deveria ser oferecido pela universidade. O coordenador cobrou também a carteira de identificação para os aposentados terem acesso às dependências da universidade, inclusive aos hospitais, e que os projetos destinados aos aposentados realmente saiam do papel. “Muitos aposentados precisam dessas atividades para não ficarem ociosos em casa”, finalizou.

Através das opiniões, relatos e demandas levantadas pela coordenação da ASSUFBA, a PRODEP, representada pela assessora, Jacqueline Samagaia, a chefia do CAT, Claudio Lima e a chefia do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – NQVT, Ana Claudia, compilaram uma série de necessidades que precisam ser vistas e trabalhadas no Projeto Acolher.

Um prazo de 10 dias foi estabelecido para a PRODEP apresentar uma primeira proposta ao Sindicato. A partir daí, o projeto será aprimorado.

Fique ligado 💡

Declaração do Imposto de Renda

A partir do mês de março, a PRODEP disponibilizará para os aposentados os informes dos rendimentos para a Declaração do Imposto de Renda. A ASSUFBA pede que a categoria só comece a entrar em contato a partir do prazo dado, através do e-mail da Central de Atendimento (catprodep@ufba.br).

Prova de vida

O governo mudou recentemente as regras para a realização da prova de vida. Agora, o processo de reconhecimento se o aposentado está vivo será feito automaticamente com todas as bases de todos os órgãos do governo e de instituições privadas, sendo eles os registros de vacinação, consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de passaporte, carteira de identidade ou de habilitação. O aposentado não precisará mais se deslocar até uma agência, já que esses dados serão utilizados para o INSS comprovar que o beneficiário está vivo.