Já chega: O Brasil já é um dos países que mais utiliza agrotóxicos no mundo

 O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), colocou o pedido de urgência para votação do Pacote do Veneno (PL 6299/2002) na pauta desta quarta-feira (9). Se aprovada a urgência, o PL pode ser votado ainda hoje.

O Pacote do Veneno é defendido ferrenhamente pela bancada ruralista há anos e visa substituir a Lei n.º 7.802 de 1989, conhecida como a Lei do Agrotóxico, um importante marco no processo de redemocratização do país e na articulação política entre a saúde coletiva e o ambientalismo, com amplo apoio de sindicatos, movimentos sociais e setores da sociedade civil.

Além disso, o “Pacote do Veneno” quer mudar o nome “Agrotóxico” para “Defensivo Fitossanitário” para melhorar a imagem dos produtos. Visa dar mais autonomia ao Ministério da Agricultura hoje presidido pela ministra Tereza Cristina, também mundialmente conhecida como a MUSA DO VENENO. Vai permitir que novas substâncias sejam aprovadas sem avaliação prévia da Anvisa e do Ibama, através de registros temporários, e retira a obrigatoriedade da apresentação de receituário para venda dos agrotóxicos.

É importante reforçar que o Brasil já é um dos países que mais utiliza agrotóxicos no mundo, além de permitir várias substâncias proibidas em outros países por apresentarem riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A gravidade desse PL se amplia diante do cenário de aumento recorde de liberação de agrotóxicos durante o governo Bolsonaro, apenas em 2021 foram 641 novos produtos liberados.

Já estamos comendo, bebendo e respirando veneno. Precisamos nos mobilizar!

Assine a petição #Chegadeagrotoxicos (link nos stories ) e siga a campanha permanente @contraosagrotoxicos para ficar por dentro e fique por toda movimentação contra o PACOTE DO VENENO.

Fonte: Midia Ninja