Em tempos de alta nos preços, quatro milhões de desempregados buscam trabalho há mais de dois anos

No Brasil, o assalariado que perdia um emprego, encontrava facilmente outro em uma nação passada. Hoje, entretanto, brasileiros que procuram por trabalho, não encontram emprego há mais de dois anos, aponta o levantamento do Valor.

Os dados também evidenciam que, atualmente, 6 milhões de desempregados no país estão sem trabalho há mais de um ano. Desses, são 3,8 milhões buscando vaga por mais de dois anos. Na pandemia, avançou a parcela dos que estão sem trabalho há muito tempo no Brasil, o chamado desemprego de longa duração.

E a crise do mercado de trabalho deixou de ser apenas motivada pela introdução de novas tecnologias e métodos de produção. O governo coíbe de todas as maneiras opções que dão oportunidade de uma estabilidade para a população, como os concursos públicos, por exemplo.

Os números são de estudo feito com exclusividade para o jornal Valor pela consultoria IDados, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).