Em webinário do Sindicato, categoria tira dúvidas sobre implementação do teletrabalho

Durante a tarde desta quarta-feira (04/05), na continuação do Webinário: Discussão dos Impactos do Teletrabalho nas Universidades Mitos e Verdades, os Técnico-Administrativos em Educação das universidades federais que compõem a base da ASSUFBA puderam tirar dúvidas sobre a modalidade de trabalho.

A discussão girou em torno da Instrução Normativa 65, do governo federal. Os servidores puderam esclarecer questionamentos enviados previamente ao Sindicato através de formulário e também durante a atividade.

O Coordenador da ASSUFBA Edinelvan Lima disse que a IN 65 não dá conta das implicações do teletrabalho. Por exemplo, não prevê as compensações dos gastos dos técnicos. “Tem de verificar e tipificar doenças decorrentes de atividades profissionais e questões relacionadas a acidentes de trabalho”. Para ele, também é necessário que o Conselho Universitário garanta os direitos dos trabalhadores e promova melhoras nas condições de trabalho.

A Coordenadora Adelmária Ione também alertou sobre a importância de a universidade proporcionar estrutura para o servidor trabalhar. “Presencial ou remoto, o trabalhador não pode arcar com o ônus dos direitos e condições de execução do trabalho. A nossa luta se transforma, mas continua. Ampliação de direito sempre”, finalizou

Veja como foi o webinário no turno da tarde:

📲 https://fb.watch/cOrk8h_AvF/