Encontro de Aposentados da Fasubra aprova propostas

Coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz ao lado de Marcos Verlaine, técnico do DIAP/ Foto Fasubra Sindical

Em Encontro Nacional de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria, realizado pela FASUBRA Sindical, nos dias 12 e 13 de dezembro em Brasília, foram definidas estratégias para pressionar o Congresso Nacional e Governo Federal para pautar a extinção do fator previdenciário, barrar a contribuição de aposentados para a previdência e, modificar os critérios de aposentadoria por invalidez. Também foram aprovadas importantes propostas para o segmento de aposentados.

Uma das lutas será pela aprovação da PEC 555. Para isso, serão realizadas visitas aos parlamentares nos estados e em Brasília, promovidas marchas e manifestações em favor da votação da PEC. O segmento também quer procurar os parlamentares para criação de outra Emenda Constitucional, corrigindo e revisando a PEC 70, para que o período de retroatividade de abrangência seja para todos os aposentados por invalidez permanente, independente de data de aposentadoria e mobilizar todo Serviço Público Federal a interferir dentro do parlamento para que seja dada celeridade a Emenda Constitucional.

Acordo de Greve

 Os aposentados também querem que a Fasubra cobre do MEC agilidade e resolutividade do Acordo de Greve assinado em 2012; definição imediata pelo Reposicionamento dos Aposentados, respeitando as deliberações de plenárias da FASUBRA e mantenha a mobilização permanente da categoria, e se necessário, faça uma convocação com passeata, acampamentos e manifestações.

Secretaria

Outra proposta saída do Encontro foi que a Fasubra intensifique juntamente com as Centrais Sindicais a luta pelo fim do Fator Previdenciário. Outras importantes deliberações foram tomadas durante o Encontro de Aposentados. Uma delas, atendendo às demandas regionais foi à criação da Secretaria de Aposentados da Federação, com prazo de 90 dias. Também foi definido que no dia 24 de janeiro, sejam feitas visitas a parlamentares nas bases, divulgação nas redes sociais e inserções nas reitorias cobrando posicionamento de reitores para a luta dos aposentados. “Uma das propostas tiradas aqui no encontro é que a FASUBRA solicite um estudo jurídico sobre viabilização de campanha pela anulação da reforma da Previdência e imediata devolução dos valores retirados dos trabalhadores; pela manutenção da paridade entre ativos e aposentados e manutenção dos aposentados na Folha de Pagamento do MEC”, explica o Coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz.

“Os reitores precisam orientar seus recursos humanos a não utilizar a palavra inativos quando se referir aos trabalhadores aposentados”, ressalta o coordenador que falou ainda que serão realizadas visitas a senadores e deputados para cobrar  isonomia entre os poderes; descongelamento dos Quintos de Funções Gratificadas e Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada;  descongelamentos dos Artigos 184 da Lei 1711/52 e Artigo 192 da lei 8112/90.

No mês dos aposentados, em janeiro, a Fasubra fará uma campanha contra a discriminação e desrespeito aos aposentados, pensionistas e idosos. Foi proposto também novo encontro de aposentados para março ou abril de 2013.

18/12/2012

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato