UTFPR – Couni aprova 30 horas para setores restritos

Técnico-administrativos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) não aprovam decisão e acusam reitoria de não cumprimento de acordo da greve

Como conquista local da greve de 2012, os técnico-administrativos da UTFPR tiveram garantida a implantação das 30 horas nas unidades no interior do Paraná.

Esta pauta foi um dos compromissos firmado com a reitoria da UTFPR.

Porém, a reunião do Conselho Universitário da UTFPR (Couni), feita na sexta-feira, 14, aprovou a jornada de 30 horas apenas para setores restritos da Universidade. A votação ficou empatada no Conselho e teve o voto do vice-reitor para desempatá-la.

“A implantação acabou demorando além do que o reitor havia combinado. A reitoria vinha tentando mudar os termos do acordo”, afirma Fabiana Rechembach, dirigente do Sinditest.

O Sinditest protesta contra o pouco espaço dado aos representantes dos TAE para se expressarem na reunião, assim como o sindicato aponta que a decisão deste tema não precisaria passar pelo COUNI.

De acordo com Fabiana, a medida se restringe aos setores que fazem 12 horas ininterruptas. O problema é que no nos campus menores nem sempre há dois funcionários contratados para poder cobrir a jornada de seis horas cada um.

Ações

O objetivo agora é lutar para ampliar a jornada para mais servidores. A categoria dos técnicos da UTFPR, de acordo com Fabiana Rechembach, está questionando judicialmente a decisão do Couni, além de passar a se movimentar: assembleias estão previstas. “Não tiramos uma linha porque está muito recente, vamos definir quais serão os próximos passos. Podemos retomar o movimento paredista”, afirma, complementando que também não houve avanço nos demais pontos de pauta conquistados com a greve deste ano.

 

Fonte: http://www.sinditest.org.br