Encontro Nacional discute em Salvador a valorização da pessoa idosa

Salvador sediou entre os dias 17 e 18, o III Encontro de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. No debate, que reuniu representantes de diversos estados, foram discutidas as principais bandeiras de luta em prol da garantia de direitos e da dignidade dos idosos, a exemplo do fim do fator previdenciário; correção da aposentadoria de acordo com o salário mínimo; regulamentação do Estatuto do Idoso; combate à violência e ampliação dos fóruns em defesa da pessoa idosa em todo o país.

Foto: Américo Barros

“Os idosos no Brasil vêm sendo humilhados, esquecidos e isso é muito triste. Nossa pauta é a organização das estratégias para que a gente possa alcançar novos espaços”, comentou a presidente da Federação dos Aposentados da Bahia, Marise Sansão. Segundo ela, o País precisa avançar nas políticas de valorização com vistas na regulamentação e aplicação dos 117 artigos do Estatuto do Idoso, que tramita no Congresso Nacional e contempla as necessidades dos brasileiros com mais 60 anos.

De acordo com o coordenador de Aposentados da ASSUFBA Sindicato, Edgard de Jesus, um grupo de trabalho será organizado durante o encontro para tratar da instalação do Conselho Nacional de Políticas para Pessoas Idosas. “Do Rio à Bahia, estamos vivos para lutar e defender nossos direitos”, afirmou. O encontro acontece uma semana antes da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em Brasília, entre os dias 23 e 25 de novembro.

Fonte: Blog do Renato