Entidades assinam carta em simbolo ao Dia Internacional da Defesa da Democracia, celebrado neste 15 de setembro

Hoje, dia 15 de setembro é celebrado o Dia Internacional de Defesa da Democracia e, neste ano, a data simbólica ganhou um significado ainda mais potente de denúncia frente à situação vivida no país sob o desgoverno de Jair Bolsonaro. Entidades têm buscado chamar atenção de organismos internacionais para os riscos reais que o país corre neste momento, diante das diversas ameaças à democracia. Esse foi o foco central de uma carta assinada por 160 entidades brasileiras, concluída às vésperas da data. 

A carta é assinada por entidades como Associação Brasileira de ONGs, ActionAid, Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), Artigo 19 Brasil, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Católicas pelo Direito de Decidir, Centro Ecumênico de Cultura Negra, Conselho Nacional de Saúde, Geledes Instituto da Mulher Negra, Instituto Paulo Freire, Instituto Vladimir Herzog, Rede de Cooperação Amazônica RCA, UFRJ e USP. 

O documento diz: “Alertamos que as eleições nacionais em curso no Brasil não representam uma comum disputa eleitoral para manutenção ou renovação dos representantes eleitos, mas significa um momento altamente crítico para a preservação da jovem e frágil democracia instaurada no país com a Constituição de 1988”. 

As entidades ressaltam ainda que “o aprofundamento do autoritarismo e de políticas antidemocráticas podem levar o Brasil a um cenário de conflito e tensões ainda maiores”. 

A carta conclui dizendo: “Pedimos, assim, maior atenção das autoridades, instituições internacionais e governos de todo o mundo comprometidos com a defesa de valores democráticos. E lhes pedimos que se posicionem de forma aberta em defesa da democracia, das eleições livres no Brasil e do total respeito ao seu resultado e ao espaço cívico da sociedade civil brasileira, em suas distintas faces”.