Estados liberam população da utilização de máscaras enquanto se propaga nova variante e são registrados 50 mil novos casos por dia

A pandemia da Covid-19 ainda não acabou, apesar de algumas medidas de flexibilização tomadas neste início de 2022.  Com novas variantes em vista, como a Deltacron, e o país registrando quase 50 mil novos casos em média por dia, governos estaduais e prefeituras começam a anunciar em cascata o fim da exigência do uso de máscara de proteção contra o vírus. Os  especialistas consideram que a medida pode trazer impactos indesejáveis no controle da doença no Brasil.

Apesar da propagação está em menor intensidade, os especialistas pressupoem a possibilidade de que sejam criados bolsões de contaminação, com consequências graves a populações que ainda não tiveram acesso à vacina. Além disso, as medidas anunciadas pelas gestões de estados e municípios podem levar brasileiros e brasileiras à falsa sensação de que a pandemia está controlada e que os cuidados se tornaram irrelevantes.

Ainda assim, há a expectativa de que até o fim deste mês a medida se estenda para mais locais, incluindo os não abertos. Atualmente, a Bahia tem mais de 83% da população totalmente vacinada. Nos últimos 30 dias, os casos caíram 54% e as internações 76,6%.

A utilização de máscaras ainda é fundamental para que a propagação do vírus diminua a ponto de não existir.