ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO E UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO DECRETAM GREVE

Assembleia reuniu mais de mil estudantes cariocas

Assembleia reuniu mais de mil estudantes cariocas

Estudantes da Universidade Gama Filho (UFG) realizaram no dia 18/03 uma assembleia geral com participação de estudantes da Universidade (UC). A reunião contou com mais de mil estudantes presentes e com o apoio de diversas entidades como: UNE, União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro, Ordem dos Advogados do Brasil, SINPRO – Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e região, CREMERJ – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro , ADGF – Associação de Docentes da Gama Filho, DCE UC – Diretório Central dos Estudantes do Centro Universitário da Cidade, CAMED – Centro Acadêmico Albert Sabin da UGF, e CAs de diversos cursos da UGF, bem como o apoio de representantes dos mandatos da deputada federal Jandira Feghali, deputado federal Chico Alencar e deputada estadual Enfermeira Rejane.

A assembleia teve como pauta: campanha pela intervenção do MEC na UGF e UC e pela cassação da homologação do grupo Galileo Educacional como mantenedora de ambas as instituições de ensino; Greve estudantil para a formalização do congelamento do calendário acadêmico; Organização do DCE (Diretório Central dos Estudantes); Medidas judiciais de luta como depósito em juízo; Calendário de lutas do movimento estudantil.

Após intensos debates todas as decisões da assembleia foram consensuais, o que para o presidente da UEE-RJ, Igor Mayworm, mostra o grande grau de unidade dos estudantes da UGF e UC nessa luta pela regulamentação do ensino privado. “Juntos, construímos a maior assembleia estudantil da história da UGF. Vamos superar nossa própria marca na semana que vem e juntos vamos botar a Galileo pra correr e conquistar uma intervenção federal pra salvar a Gama Filho e a UniverCidade dos problemas que nos assolam”, afirmou.

Veja a íntegra das deliberações aprovadas:

1- Realizar uma campanha pela intervenção do MEC na UGF e UC e pela cassação da homologação do grupo Galileo Educacional como mantenedora das IES (Instituições de ensino superior). Tomamos esta decisão, pois estamos há um ano cobrando soluções ao grupo Galileo. Porém após o fato do próprio grupo Galileo admitir a possibilidade de levar nossas universidades a falência, não nos resta outra opção que cobrar uma intervenção do MEC e lutar pelo “FORA GALILEO”!

2- Deflagramos uma greve estudantil. Porque o MEC pode até dizer que o problema das greves dos professores e funcionário não é com eles e sim com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho), porém a greve dos estudantes é problema direto do MEC que será obrigado a quebrar o silêncio e se pronunciar perante os absurdos que estamos sofrendo. Outra razão para a decretação da greve estudantil é a formalização do congelamento do calendário acadêmico já que pouquíssimos professores estão furando a greve o que só prejudica aos estudantes que estudam na greve e nas férias sem o congelamento do calendário e a regularização do mesmo.

3- Definimos que até a próxima sexta feira, dia 22/03, cada CA (centro acadêmico) organizado irá se reunir para indicar um membro que fará parte de uma comissão gestora do DCE-UGF que nos representará frente à justiça, o MEC, a reitoria e a mantenedora durante a greve. Logo após o término da greve essa comissão gestora terá a tarefa de organizar um processo eleitoral para a diretoria do DCE-UGF.

4- Seguindo o conselho do advogado da OAB presente, Dr. Carlos Henrique, resolvemos primeiro montar o DCE-UGF e na próxima assembleia que será segunda que vem 25/03, às 18h na Piedade.  Vamos deliberar sobre ações judiciais coletivas, depósito em juízo ou não pagamento mediante a garantia judicial para tal fato.

5- Por fim, definimos um calendário de lutas começando pela ida de quatro estudantes a Brasília, que reunirão hoje, terça (19/03), com um assessor do Ministro da Educação e vão exigir uma audiência nossa com o Ministro. Marcamos uma manifestação no Copacabana Palace na terça (19/03) às 9h. E assim que for agendada a votação do relatório da CPI do ensino superior na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vamos realizar uma grande manifestação para aprovar um relatório favorável a nossa luta, que sirva como um instrumento para a regulamentação do ensino privado.

 6- Na próxima segunda feira (25/03), às 18h na entrada do campus Piedade da Gama Filho vamos realizar outra assembleia dos estudantes onde vamos debater os seguintes temas:

– ida de diversos estudantes a Brasília para audiência com o ministro da educação.

– depósito em juízo ou não pagamento mediante a resolução judicial que nos respalde.

– criação de uma associação de pais e mães de alunos da UFG.

– calendário de luta dos estudantes.

 

Fonte: http://www.assufba.org