Hospital de Clínicas da UFPR – No setor de Radiologia, não dá mais. Interdição, já!

Proposta nova ação coletiva pelo SINDITEST-PR, na defesa dos direitos dos servidores técnico-administrativos lotados no setor de Radiologia do Hospital de Clínicas (HC)

No dia 08 de março, o Sinditest-PR propôs ação civil pública buscando a interdição imediata do Setor de Radiologia do Hospital de Clínicas da UFPR, até que sejam garantidas as condições mínimas de saúde e segurança do trabalho nesse ambiente.
A ação também propõe a condenação da UFPR ao pagamento de indenização pelo dano moral coletivo que causou, ao permitir que trabalhadores atuassem no Setor de Radiolagia do HC por tanto tempo em condições precárias de trabalho, com risco à sua saúde e segurança.
Isso porque os servidores lotados no Setor de Radiologia do HC enfrentam todos os dias, há anos, um ambiente de trabalho que não dá a proteção adequada à sua saúde. O risco está colocado, dada a precariedade na prevenção dos riscos próprios da sua atividade.
Mesmo o pagamento de adicionais de insalubridade ou periculosidade não basta para compensar o dano à saúde dos servidores. São necessárias medidas drásticas visando à adequação do ambiente de trabalho, de modo a garantir a mínima dignidade dos trabalhadores.

Universidade tem que se manifestar sobre a ação

Tal precariedade está relatada em Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho devidamente habilitado. É o fator que demonstra que o Setor de Radiologia do HC da UFPR fornece risco grave e iminente aos trabalhadores envolvidos no atendimento. O laudo indica a interdição do setor até que as condições de trabalho estejam dentro dos padrões de saúde e segurança do trabalho.
A ação do Sinditest-PR foi distribuída ao Juízo da 2ª Vara Federal de Curitiba, e agora se aguarda manifestação da Universidade, além da decisão do Juiz sobre o pedido feito pelo Sindicato de antecipação dos efeitos da tutela (pedido liminar), no sentido de determinar ou não a interdição imediata do Setor de Radiologia do Hospital de Clínicas da UFPR e/ou remanejamento dos servidores para locais salubres, até que sejam garantidas as condições mínimas de saúde e segurança do trabalho nesse ambiente, nos termos do laudo técnico apresentado.

Fonte: http://www.sinditest.org.br