Estudo aponta Salvador entre as capitais mais bem preparadas no combate à Covid-19

Um levantamento realizado pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apontou Salvador entre as capitais mais bem preparadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

A pesquisa teve como objeto de estudo o sistema de saúde do município e o quão próximo ele estaria de um colapso, considerando o número de casos e os leitos de UTI disponíveis.

Os pesquisadores revelaram ainda que, entre as capitais próximas do colapso do sistema de saúde, estão: São Paulo, Macapá, Manaus, Fortaleza e Palmas.

De acordo com o registro das universidades, quanto mais próximo de 1 estiver a estrutura hospitalar, mais chance de chegar ao limite ou colapso. A capital baiana aparece na 14ª posição, fora do grupo de risco, com 0,23 na escala.

O estudo considera a quantidade de leitos clínicos, respiradores e de médicos em fevereiro, com base nos dados do DataSUS, além dos números confirmados de casos de Covid-19 até 20/04.