Evento discute política cultural para universidades públicas

O seminário teve como objetivo sensibilizar, mobilizar e articular Instituições Públicas de Ensino Superior para dialogar sobre ações que promovam o desenvolvimento da cultura.

Parlamentar de destaque no fomento à cultura, Alice Portugal defende a universidade pública como difusora de cultura na sociedade civil

Parlamentar de destaque no fomento à cultura, Alice Portugal defende a universidade pública como difusora de cultura na sociedade civil

O Ministério da Cultura (MinC) promoveu, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Foprex), o I Seminário Cultura e Universidade – Bases para uma política nacional de cultura para as Instituições de Ensino Superior, que aconteceu  nos dias 22,23 e 24 de abril de 2013, na cidade de Salvador.

Durante três dias de efervescência cultural, pesquisadores; pró-reitores de extensão, pesquisa e ensino;  representantes dos estudantes e das rádios, TVs e editoras universitárias; diretores de institutos e centros de artes,  além de gestores públicos de órgãos como MinC, MEC, MCTI, CAPES, CNPq , FINEP, e representantes da sociedade civil debateram sobre o papel da universidade como produtora e difusora de bens culturais.
Parlamentar que tem se destacado no Congresso Nacional por suas iniciativas em prol da cultura, a deputada federal Alice Portugal participou da mesa de abertura do evento.  Também estiveram presentes a  reitora da Ufba, Dora Leal Rosa;  a secretária executiva do MinC, Jeanine Pires;  o secretário da Sesu/MEC, Luiz Antônio Rodrigues; representante do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Laura Bezerra; presidente do Foprex, Sandra de Deus e o representante da UNE, Rafael Barreiro.
Segundo  Alice Portugal, as universidades públicas têm um papel central na  difusão da cultura na sociedade.  Para ela, “a universidade deve ter essa política de emancipação e inclusão de toda a sociedade na cultura”.  A deputada destacou a relevância da parceria entre universidades e MinC na transferência de cultura para a sociedade.
Reconhecida militante da interiorização das instituições federais de ensino superior (Ifes), Alice comemorou a aprovação, no Senado Federal,  do PL que cria a Universidade Federal do  Sul da Bahia (Ufesba) e defendeu a continuidade da expansão das Ifes no interior da Bahia. “Existe ainda um grande vazio educacional na Chapada Diamantina. Precisamos nos unir em uma frente suprapartidária e intermunicipal para impulsionar a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina”, conclamou.