Alice pede audiência pública para discutir a criação Universidade Federal da Chapada Diamantina

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) solicitou nesta terça-feira (23/04) à Comissão de Educação a realização de audiência pública para discutir a criação Universidade Federal da Chapada Diamantina, no estado da Bahia.

8574862321_ae3b2bfa97Ao propor a audiência pública na Comissão de Educação a deputada destaca que a região da Chapada Diamantina possui 24 municípios com 376,5 mil habitantes e forma a cada ano cerca de 20 mil estudantes do ensino médio. Atualmente, essa região “representa o maior vazio de instituições federais de ensino superior na  Bahia. São dezenas de cidades com reconhecidos patrimônios ambiental,  histórico e cultural”.

A deputada afirma que apesar das diversas universidades em ampliação no oeste, sul, extremo sul do estado; a do Recôncavo consolidada; a UNILAB, em São Francisco do Conde, e outras extensões, ainda falta a Chapada Diamantina. “A Bahia tem uma média de apenas 7 mil alunos com curso universitário para cada 100 mil. A média nacional é 17. Essa realidade é muito séria, porque nos leva a uma condição de termos que compor este mosaico. Ficamos 60 anos apenas com a Universidade Federal da Bahia”.

Alice também lembrou da participação na atividade realizada, na semana passada, na cidade de Lençóis, a convite da prefeita Moema Maciel (PSD), para debater a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina. “Oportunidade em que debatemos acerca do potencial turístico, educacional, histórico daquela região, uma das regiões mais bonitas, no maior parque natural do País, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que é ainda um vazio educacional federal na nossa Bahia”.

Para Alice, é importante que seja deflagrada uma “movimentação com toda bancada baiana, numa ação multipartidária, intermunicipal, para criar a Universidade Federal da Chapada Diamantina”.

No requerimento, a deputada também indicou para participar da audiência pública o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller; a professora Dora Leal Rosa, reitora da Universidade Federal da Bahia; a prefeita de Lençóis, Moema Rebouças Maciel; a professora Blandina Felipe Viana, pró-reitora de Extensão da Ufba; o cineasta Orlando de Sales Senna e Paulo Roberto Vieira Ribeiro, diretor-geral do Instituto de Radiofusão Educativa da Bahia.

Implantação de campus da Ufba – Alice anunciou que, em 11/04, encaminhou  ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a  indicação para criação de um  campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) na cidade de Lençóis, “uma forma de acelerar a criação da  Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), sendo um embrião para uma futura universidade na região, como aconteceu na criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, onde, inicialmente, foi criado um campus da Ufba”, argumentou.

Fonte: http://aliceportugal.org.br