Exposição no IBIO destaca o racismo científico ao longo da história

Exposição_ciencia,raca, literatura e sociedade

No período de 17 a 21/03 acontecerá no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, a exposição museal “Ciência, Raça, Literatura e Sociedade”, coordenada pelos professores Charbel El-Hani (IB-UFBA) e Juan Manuel Sánchez Arteaga (IHAC-UFBA).  A mostra tem o objetivo de contribuir para o combate de processos sociais de alterização que implicam marginalização e exclusão social daqueles considerados como “Outros”.

Dentre os temas está a responsabilidade histórica da ciência na legitimação do racismo, por meio de reconstrução de episódios da história do racismo científico, inclusive no Brasil, estendendo-se também a outros temas, como questões de gênero.  Será apresentada também uma breve amostra de como o cientificismo na questão racial foi tratado desde  múltiplas perspectivas na literatura brasileira. A partir da apresentação de recortes do processo histórico de construção do conceito de raça pelas ciências naturais, a Exposição pretende problematizar facetas significativas das complexas relações entre ciência, tecnologia e sociedade e contemplar tentativas científicas de desconstrução do conceito e algumas das polêmicas (re)configurações científicas na contemporaneidade.

Promovida pelo Laboratório de Ensino, Historia e Filosofia da Biologia da UFBA, em parceria com o Grupo Colaborativo de Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a mostra estará disponível à visitação nas salas 1 e 2 do Instituto, nos horário de 9 às 12h e das 14 às 17h.  Mais informações podem ser obtidas através do e-mail:  expo.racismoi.cientifico@gmail.com.

 

Fonte: www.ufba.br