FASUBRA busca inclusão da reestruturação da carreira dos técnicos(as)-administrativos(as) no Plano Plurianual 2024-2027

Na tarde da quarta-feira (29/11), representantes da FASUBRA se reuniram com os deputados federais Elvino Bohn Gass e Alice Portugal (PC do B – BA) para discutir estratégias de inclusão da reestruturação da carreira dos técnicos-administrativos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

A reunião contou com a participação das coordenadoras da FASUBRA, Maria Tereza Tavares Fujii, Cláudia Figueiredo Lossio, Crizolda Assis de Araújo e Eurídice Ferreira de Almeida, juntamente com João Paulo Ribeiro, representante do CTB.

O Plano Plurianual, como principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal, desempenha um papel importante na definição de diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal. Com vigência de quatro anos, ele molda a política orçamentária, iniciando no segundo ano do mandato presidencial e perdurando até o final do primeiro ano do mandato do sucessor.

O PPA é estruturado em três eixos fundamentais: desenvolvimento social e garantia de direitos; desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental; e defesa da democracia e reconstrução do Estado. Esses pilares orientam a distribuição do orçamento, sendo um guia para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) durante sua vigência.

O desdobramento desta reunião será acompanhado de perto pela categoria, que aguarda com expectativa a possível inclusão das demandas no Plano Plurianual, contribuindo assim para a valorização e fortalecimento dos profissionais técnicos(as)-administrativos(as) em instituições de ensino superior.