Fasubra integra Comitê de Trabalhadores na Educação da ISP

Em uma iniciativa da Fasubra, Contua e Apuba, foi apresentada durante o Congresso da ISP (Internacional de Serviços Públicos), realizado em Durban, na África do Sul, a proposta de implantar na ISP uma rede de profissionais técnico-administrativos em educação. A ideia prosperou incorporando ainda os trabalhadores na área da cultura.

Já nos dias 18 e 19 de novembro, em Buenos Aires, Argentina, foi constituído, formalmente, o Comitê de Trabalhadores Técnico-Administrativos da Educação e Cultura na ISP. Na ocasião, estiveram presentes representantes de entidades sindicais de trabalhadores em educação da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, México, Nicarágua, Paraguai, Porto Rico, Peru, República Dominicana, Uruguai, USA, Suécia, Alemanha, Ilhas Cook e Uganda.

Durante o encontro, foi realizada manifestação contra a violência acometida aos trabalhadores, principalmente no México, e aprovação de uma carta em apoio à luta dos trabalhadores mexicanos e da comunidade da Universidade Nacional de México.

Hospitais Universitários

A Fasubra apresentou um quadro das condições de trabalho nas Universidades Brasileiras dando ênfase a situação dos Hospitais e o processo de terceirização nas instituições dispondo um quadro da situação de precarização no âmbito das IFEs. Na oportunidade, foi apresentado também os projetos de HU, carreira, o perfil da categoria e a importância do trabalho dos mesmos no processo de educação.

Reunião da executiva da Contua

No período de reunião da ISP, a Fasubra participou da reunião ordinária da executiva da Contua (Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras das Universidades das Américas), realizada na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, quando foi tratado da articulação da Contua com as redes de reitores de universidades e os convênios firmados com estas redes.

Em relação a categoria dos TAEs, foi destacado o convênio firmado entre a Contua e a AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevideo) de mobilidade dos Técnico-Administrativos em Educação em seu processo de capacitação e qualificação visando desenvolvimento na carreira.

Fonte: Fasubra