Fasubra participa da Marcha dos Servidores Públicos Federais

Fortalecendo o movimento grevista, o Comando Nacional de Greve (CNG) da Fasubra se uniu à Marcha dos Servidores Públicos Federais (SPF) em greve, na manhã da última quarta-feira (22/7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. Cerca de sete mil trabalhadores caminharam pelo Eixo Monumental ocupando três faixas da pista, escoltados pela polícia do Distrito Federal. Munidos de cartazes, bandeiras, faixas e com um carro de som, caravanas de vários estados compareceram ao evento. Ao contornar o Congresso Nacional, os trabalhadores se concentraram na Praça dos Três Poderes.

As lideranças do Fórum dos SPF se reuniram em frente ao Palácio do Planalto para entrega do ofício nº 248/2015, que solicita ao ministro da Secretaria – Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, audiência para tratar da Campanha Salarial dos SPF. Após serem comunicados da ausência do ministro em decorrência de uma viagem, o assessor especial do ministro chefe da Secretaria – Geral da Presidência da República, José Lopez Feijó, se comprometeu a atender os representantes do Fórum.
Segundo a representação da Fasubra, a marcha mostra o processo crescente de unidade do funcionalismo público para forçar o governo a dialogar de fato com as categorias em greve. A federação entende que se o governo insiste na proposta dos 21,3% fracionado em quatro anos, “que na verdade é um confisco salarial porque propõe reposições abaixo da inflação e desconhece as perdas que já aconteceram desde 2010”, deve haver um endurecimento da greve por parte dos trabalhadores.
Garantir ações que deem visibilidade e que “forcem o governo perante a opinião pública a responder ao movimento”, são atitudes adotadas pelo movimento. As manifestações acontecem hoje em Brasília-DF, e também em outros estados, com manifestações nas ruas de todo país. O objetivo é “conseguir apoio popular e mostrar o descaso do governo com os trabalhadores do serviço público federal e com o serviço público que é oferecido hoje”. A federação considera o processo do movimento contínuo, e que será intensificado para alcançar negociações que avancem e “que rompam com a lógica do acordo plurianual com confisco dos trabalhadores”.
Histórico da Campanha Salarial 2015
 
A Fasubra é uma das entidades integrantes do Fórum dos Servidores Públicos Federais que englobam três Centrais Sindicais e 21 entidades sindicais. A Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais lançada em março de 2015, defende o reajuste linear de 27,3%, política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias, data-base em 1º de maio, direito de negociação coletiva (Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho) e paridade salarial entre ativos e aposentados. Também são contra o ajuste fiscal do governo e redução orçamentária para as áreas da educação e saúde.