FASUBRA Sindical comemora quatro décadas de lutas e conquistas

A FASUBRA Sindical completou. no dia 19 de dezembro, quatro décadas de lutas pelos trabalhadores(as) das Instituições Públicas de Ensino do Brasil. Combativa, forte e engajada, a FASUBRA conquistou seu espaço, ao longo desses 40 anos, e atualmente é vista com uma entidade de referência na defesa da educação pública, sem mordaça, gratuita e de qualidade.

Além do enfrentamento pela evolução da carreira, das condições de trabalho e manutenção dos direitos dos trabalhadores(as), em especial do Serviço Público, a Federação também pauta suas ações na perspectiva de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Democrática, sem caráter religioso ou político-partidário e independente em relação ao Estado, aos patrões e às administrações universitárias, a FASUBRA Sindical representa hoje, em todo o território nacional, 49 entidades sindicais, totalizando mais de 200 mil trabalhadores(as).

Durante as quatro décadas de existência, enquanto uma entidade crítica, porém propositiva, a FASUBRA Sindical construiu projetos de grande relevância para a educação, os trabalhadores(as) e a sociedade em geral. Mesmo em momentos difíceis, a entidade se esforçou para continuar buscando cumprir seu papel, sempre embasada em ações transformadoras.

A FASUBRA chega ao final 2018 comemorando suas conquistas do período, mas, principalmente, ampliando sua unidade e resistência aos sucessivos ataques à carreira que já estão em curso e tendem a aumentar a partir de 1º de janeiro de 2019. Devido ao importante momento em que vivemos, a Federação tem unido forças com diversas entidades e movimentos sociais para derrotar a política de destruição da soberania do país e da retirada de direitos do povo brasileiro.

Entre as lutas da categoria para o próximo ano estão: a reforma da previdência; a cobrança de mensalidades nas instituições públicas de ensino; a intervenção do governo na escolha dos dirigentes das instituições; a perda da estabilidade dos(as) servidores públicos; a recomposição das perdas salariais; a autonomia universitária; a defesa dos Hospitais Universitários; em defesa das 30h; contra a IN 02 e pelo direito de protestar e fazer greves.

Em relação aos aposentados(as) e pensionistas, a FASUBRA continuará batalhando pela correção das distorções no enquadramento dos aposentados(as) no PCCTAE; a extensão da Lei 12.772/12 para aposentados(as) e pensionistas; o descongelamento dos Art. 184 da Lei 1711/52 e 192 da Lei 8112/90; a data-base com reajuste anual dos salários; o direito ao auxílio-alimentação; a paridade entre ativos(as), aposentados(as) e pensionistas, quebrada pela EC 41/2003; a continuação dos(as) aposentados(as) e pensionistas na folha das universidades; pelo RJU e contra a EBSERH; contra o reajuste abusivo da GEAP; e pela integralidade dos vencimentos, entre outros aspectos.

Festa de comemoração dos 40 anos

Durante a última Plenária Nacional, com o tema “Resistir para Existir”, realizada na Universidade de Brasília (UnB), nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, foi comemorado o aniversário da entidade. A plenária teve a presença de 35 entidades de base, 157 delegados e 20 observadores, totalizando mais de 170 pessoas. A festa foi no sábado (8), no Centro Comunitário Athos Bulcão, e contou com banda, apresentação de alguns militantes, momentos culturais, jantar e bolo dos 40 anos. Na ocasião, o coordenador-geral da FASUBRA, Toninho Alves, saudou e parabenizou todos os militantes que fizeram e fazem parte da entidade.

Fonte: FASUBRA