Festival fortalece produção artística negra

Começa nesta sexta (5/12), a quinta edição do festival A Cena tá Preta. A programação do evento inclui espetáculos, show, mostra audiovisual e seminários com foco na discussão e divulgação da produção artística negra. O festival é promovido pelo Bando de Teatro Olodum, Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao) da UFBA, pelo Teatro Vila Velha e conta com apoio da Fundação Cultural Palmares.

As atividades seguem até o próximo dia 12, no Teatro Vila Velha, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

A abertura do evento acontece nesta sexta, às 20h, com o show “Inaicyra em 3tempos”, com a cantora Inaicyra Falcão. No sábado (6) é a vez de conferir o trabalho dos atores da II Oficina de Performance Negra, promovida pelo Bando de Teatro Olodum, com a montagem de ‘Relato de uma guerra que (não) acabou’, às 20h, no palco principal do Vila Velha.

Seminário

A partir do dia 10/12, acontecem palestra e duas mesas-redondas com a coordenação de Jocélio Teles dos Santos, do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA. As inscrições podem ser feitas na sede do Ceao (Praça Inocêncio Galvão,  42 – Largo 2 de Julho) e os participantes receberão certificado.

Já sexta-feira (12), no Cabaré dos Novos, a programação do festival será encerrada com duas mesas-redondas. A palestra ‘O negro no cinema e no teatro’, às 10h, coordenada pelo o doutor em antropologia e professor da UFBA Jeferson Bacelar conta ainda com o doutor em antropologia social Luis Felipe Kojima Hirano, da Universidade Federal de Goiás, e o doutor em história Tiago de Melo Gomes, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.