Relatório sobre perseguição a trabalhadores na Ditadura será entregue a CNV

O GT dos Trabalhadores entregará oficialmente em ato sindical unitário à Comissão Nacional da Verdade (CNV), o Relatório Final sobre à perseguição aos trabalhadores, trabalhadoras e ao movimento sindical durante a ditadura. A atividade acontece na segunda-feira (8/12), às 9h30, na sede do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

A iniciativa está dentro do calendário de conclusão dos trabalhos da CNV. A presidenta Dilma Rousseff receberá da Comissão, no dia 10 de dezembro, a conclusão dos trabalhos.

Um dos capítulos trata da “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores, às Trabalhadoras e ao Movimento Sindical”. Essa parte é resultado do trabalho coordenado por Rosa Cardoso no GT dos Trabalhadores, que funcionou como um Coletivo Sindical com a presença das 10 Centrais Sindicais, dentre as quais a CTB, entidades, associações, centros de memória dos trabalhadores, e organizações de trabalhadores ex-presos políticos.

Também serão apresentadas e divulgadas no dia 08/12 as recomendações dos trabalhadores à CNV e aos Poderes Públicos. A atividade contará com as presenças de Rosa Cardoso, membro da Comissão Nacional da Verdade e coordenadora do GT dos Trabalhadores; e da Dra Eugênia Gonzaga, Procuradora Regional da República/Ministério Público e Presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos.

O ato homenageará e permitirá o reencontro dos dirigentes do Comando Geral dos Trabalhadores em 1964. Junto com os representantes das Centrais, os remanescentes da executiva do CGT assinarão um requerimento ao Ministério do Trabalho e Emprego para que seja feito o levantamento das intervenções nos sindicatos entre os anos de 1946 a 1988, que correspondem ao período coberto pela Comissão Nacional da Verdade.

Com informações da CTB