Governo Bolsonaro: Brasil registra pior período comercial para janeiro em cinco anos

De acordo com pesquisa da Reuters, o Brasil registrou o pior período comercial para janeiro em cinco anos. O país teve déficit comercial de U$ 1,745 bilhões, conforme queda nas exportações divulgadas pelo Ministério da Economia, nesta terça-feira (03/02). Além disso, as projeções de um superávit de 100 milhões de dólares foram frustradas.

O modelo econômico neoliberal adotado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, não causa efeito positivo. Se comparado ao mesmo período de 2019, as exportações caíram 20,2%, pela média diária, a U$ 14,430 bilhões.

A pasta da Economia do governo disse que a queda se deu principalmente pela baixa na comercialização de plataformas de petróleo, de U$ 1,3 bi. Outro recuo importante foi na venda de petróleo bruto (- U$ 592 mi), além das pastas químicas de madeira (- U$ 445 mi).

No comparativo com janeiro de 2019, as importações nas categorias de combustíveis e lubrificantes e de bens intermediários diminuíram 15,3% e 3,4%, respectivamente.

Mesmo já tendo indicado a perspectiva negativa para o saldo das trocas comerciais para 2020, a pasta ainda não divulgou as expectativas oficiais. O dólar, mais uma vez, disparou. Em janeiro deste ano, o aumento foi de 6,80%, ficando próximo de R$ 4,29 e alcançou recordes históricos.