Grande Assembleia Geral aprova por esmagadora maioria a Prestação de Contas, reafirma a democracia, o respeito ao Estatuto do Sindicato e Regimento Eleitoral vigentes, confirmando a decisão da Comissão Eleitoral de impugnar a Chapa 2 por irregularidades nas Eleições da ASSUFBA

Durante a Assembleia Geral, realizada na manhã desta quinta-feira (30/01), no auditório da ASSUFBA, os Técnico-Administrativos em Educação filiados ao Sindicato aprovaram, por grande maioria, a Prestação de Contas do segundo semestre de 2019. As despesas e receitas da entidade durante o período foram apresentadas de maneira transparente e democrática à categoria. O Parecer do Conselho Fiscal também foi lido, atestando a Prestação de Contas.

Os servidores também aprovaram, por esmagadora maioria, a decisão da Comissão Eleitoral de impugnar a Chapa 2- Mudar para Avançar, em virtude do não cumprimento de regras estatutárias e eleitorais vigentes.

No último dia 21, a Comissão Eleitoral, responsável pelas eleições para os membros da Coordenação e Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2020-2023, havia acolhido o pedido de impugnação da Chapa 2, pelo fato de haver dois candidatos inadimplentes com o convênio ASSUFBA/Promédica, descumprindo, portanto, o Estatuto do Sindicato.

Após o acolhimento da impugnação, a Chapa 2 solicitou a continuidade no pleito mesmo incompleta e, depois de entendimento, a Comissão Eleitoral remeteu para discussão do tal pedido em Assembleia Geral.

Se por um lado a Coordenação do Sindicato pautou a assembleia pela transparência, respeito e democracia peculiares à gestão da ASSUFBA, por outro, houve uma tentativa, por parte dos membros da Chapa 2, de tumultuar e desestabilizar a Assembleia Geral.

A todo o momento, o Coordenador Geral da entidade, Renato Jorge, que conduzia a assembleia, era interrompido e agredido verbalmente por integrantes e simpatizantes da Chapa 2, na condição de responsável por dirigir a mesa da atividade.

Além disso, houve uma movimentação por parte da Chapa 2 de lotar o auditório do Sindicato de servidores não filiados à entidade, na tentativa de garantir os votos necessários para continuar no pleito. A ASSUFBA, no entanto, lembra que conforme prevê o Artigo 18º do Capítulo VI do Estatuto da Entidade, “A Assembleia Geral, órgão de deliberação do Sindicato, é composta pelos filiados à ASSUFBA-SINDICATO”. Somente os associados têm direito à voz e voto nos fóruns da categoria.

Durante a assembleia, a Comissão Eleitoral fez a apresentação detalhada de todos os atos ocorridos desde a instalação da mesma, para que a categoria tivesse ciência dos fatos e conhecesse o seu funcionamento.

Diante da confusão causada e da tentativa de inviabilizar a assembleia, a Coordenação da ASSUFBA colocou em votação a manutenção do Edital com os itens: 1) Prestação de Contas, e se os seguintes pontos de pauta: “2) Eleições da ASSUFBA; 2.1) Informação da impugnação da CHAPA 02 “MUDAR PARA AVANÇAR” pela Comissão Eleitoral por não preenchimento de regras estatutárias; 2.2) Pedido da CHAPA 02 “MUDAR PARA AVANÇAR” para participação no pleito eleitoral;”, conforme publicado em edital, poderiam ser votados e democraticamente discutidos. Os servidores então decidiram, por ampla maioria, pela votação imediata, o que ocorreu dando sequência aos trabalhos.

Após a votação, os membros da Chapa 2 partiram para a violência generalizada, inviabilizando o prosseguimento do debate democrático acerca dos outros pontos da pauta da assembleia. Assim, não restou ao presidente da mesa, Renato Jorge, outra alternativa senão submeter à categoria presente a decisão de encerrar ou não a Assembleia Geral, o que foi decidido após consulta e aprovação pela maioria dos presentes.

Renato Jorge aproveitou para conclamar a categoria a comparecer às urnas, nos dias 12 e 13 de fevereiro, quando acontecem as eleições do Sindicato.

Os servidores ativos da UFBA, UFRB, UFOB, UNILAB e UFSB votam nas Unidades/Órgãos das Universidades, das 8h às 17h, ininterruptamente. Já nas unidades hospitalares, o horário é de 6h às 20h30.

Os aposentados votam na sede da ASSUFBA ou na unidade de origem, das 8h às 17h.

O SERVIDOR UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!