Greve Geral: ASSUFBA começa o dia com manifestação na Rótula do Abacaxi

Logo no início da manhã desta sexta-feira (14/06), Greve Geral contra a reforma da Previdência e os cortes da Educação, a Coordenação da ASSUFBA já se encontrava na Rótula do Abacaxi. Desde às 6h, o Sindicato se juntou aos trabalhadores de outras categorias para protestar contra o projeto neoliberal do governo Bolsonaro, que impõe retrocessos incalculáveis ao povo brasileiro.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, ajudou a organizar a manifestação, que fechou vias de trânsito da região da Rótula do Abacaxi. O protesto contou com apoio popular. Motoristas e transeuntes exclamavam palavras de solidariedade.

Renato lembrou que Bolsonaro tem feito duros ataques ao serviço público e à educação. “O recente corte nas verbas das universidades e institutos federais é uma perversidade. A reforma da Previdência é outro projeto nefasto que tira o direito à aposentadoria de grande parte da população brasileira”, denunciou.

A Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas do Sindicato e representante da FASUBRA, Lucimara da Cruz, afirmou que “os Técnico-Administrativos em Educação, representados aqui pela ASSUFBA, estão na luta. Nós compreendemos exatamente o momento que estamos passando. É um atentado à construção do nosso país. A reforma é a extinção da Previdência Social. Nós não podemos admitir. Não vamos aceitar passivamente este assalto a toda uma história de construção coletiva do povo brasileiro”.

Atuante e grande defensora dos direitos dos trabalhadores, a deputada federal e servidora licenciada da UFBA, Alice Portugal, fez questão de saudar os militantes. “Quero abraçar cada homem e cada mulher que nesta madrugada fechou garagens, parou as obras, organizou a parada no serviço público, conscientizou os metroviários e está trabalhando para parar toda a cidade. A verdade é que o Brasil está estagnado, através de um governo de caráter fascista, de viés autoritário e de costumes conservadores”, afirmou.

Os manifestantes saíram da Rótula do Abacaxi em caminhada em direção à região Iguatemi. O repúdio às iniciativas do governo deu o tom do protesto. O presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, afirmou que “esse momento é vitorioso. Só o anúncio deste movimento fez com o que o relator da reforma da Previdência retirasse alguns pontos do projeto original. Essa proposta não interessa aos trabalhadores. Nós queremos o arquivamento da PEC 6/19. Ela só altera o Regime Geral da Previdência, não mexe nos privilégios, como tanta fala o governo”.

Passeata

No período da tarde, tem manifestação no Centro de Salvador. A concentração acontece às 15h, no Campo Grande, de onde os trabalhadores saem em passeata.