GT dos Trabalhadores divulga recomendações à Comissão da Verdade

O Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”, criado pela Comissão Nacional da Verdade em parceria com as centrais sindicais brasileiras divulgou na semana passada o texto das recomendações que deverá ser anexado ao relatório final da CNV.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) integra o GT, instaurado desde abril de 2013, para investigar os crimes de lesa humanidade cometidos contra a classe trabalhadora no período de 1946 a 1988.

O grupo está pesquisando nos arquivos do Estado e coletando depoimentos de testemunhas que sofreram ou presenciaram a tortura praticada pelos militares com apoio de empresários que apoiaram e financiaram o golpe de 1964, como ficou evidenciado após a descoberta de documentos que apontam o envolvimento de empresas privadas na repressão aos trabalhadores.

O relatório da Comissão Nacional da Verdade será entregue para a presidenta Dilma Rousseff no dia 16 de dezembro deste ano e deverá constar as recomendações propostas pelos treze grupos de trabalho que auxiliam nas pesquisas em parceria com a entidade.

Fonte: CTB