HUPES tem primeiro ambulatório multidisciplinar de doença hepática induzida por drogas do Brasil

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES | UFBA | EBSERH) conta com um ambulatório multidisciplinar voltado para pacientes com doença hepática induzida por drogas, fitoterápicos, insumos vegetais (chás), medicações para fitness ou suplementos alimentares. O médico gastroenterologista e coordenador do Serviço de Hepatologia do HUPES, professor Raymundo Paraná, que é o responsável pelo novo ambulatório, ressalta que este é o primeiro serviço multidisciplinar com este perfil, no Brasil. O ambulatório pertence à unidade de Gastrohepatologia, coordenada pelo professor André Lyra.

Ambulatório Magalhães Neto

Para ser atendido no serviço, o paciente, com suspeita diagnóstica de Doença Hepática Induzida por Droga (DILI), deve ser encaminhado pelo médico da rede SUS, por meio de um relatório. No ambulatório de Hepatotoxicidade, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, que envolve o setor de farmácia, clínica médica e hepatologia, e será direcionado para o tratamento. O atendimento no novo ambulatório iniciou no mês de dezembro e acontece às quintas-feiras, das 13h às 18h, no 4º andar do Ambulatório Magalhães Neto (AMN).

Poucos são os dados sobre a epidemiologia da doença hepática induzida por medicamentos ou complementos alimentares no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da UFBA coletou dados de 12 Centros de Transplante Hepático, no período de 1999 a 2014. Foram identificados 207 casos de Insuficiência Hepática Fulminante, sendo que 35% do total (72/207) foram relacionados a medicamentos.

 

Fonte: HUPES