I Ciclo de Palestras: Gestão Documental e Preservação da Memória Institucional

A Pró-reitoria de Administração – PROAD e a Coordenação de Arquivo e Documentação – CAD e Universidade Federal da Bahia – UFBA promoveram no último dia 19/10, o I Ciclo de Palestras: Gestão Documental e Preservação da Memória Institucional, com o objetivo de refletir e compartilhar conhecimentos em homenagem ao dia do Arquivista, comemorado em 20 de outubro.

O evento contou com as ilustres presenças do vice-reitor, Prof. Dr. Paulo César Miguez de Oliveira; a Pró-reitora de Administração, Dulce Maria Carvalho Guedes; a Diretora do Instituto de Ciência da Informação, Prof.ª Drª Hildenise Ferreira Novo; do Superintendente do STI, Sr. Luiz Claudio Mendonça; do diretor de Comunicação da ASSUFBA, Sr. Antônio Bonfim Moreira, além do coordenador da CAD Sr. Antônio José Mendes Guedes, que formaram a mesa de abertura e enalteceram a iniciativa da CAD em firmar compromisso de contribuir para que o Ciclo de Palestra se torne parte do calendário de eventos da UFBA.

A chefe de núcleo da CAD, Nanci Moreira, apresentou ao público presente as atividades desenvolvidas pela CAD, enquanto o coordenador do setor, Antônio Guedes abriu espaço para homenagear todos os arquivistas presentes no evento, tanto do quadro da UFBA quanto de outras instituições.

O I Ciclo de Palestras CAD  contou com 134 participantes inscritos, além dos demais convidados. Nos dois turnos do evento, houve apresentação dos seguintes trabalhos:

A doutoranda Ivana Severino (diretora da AABA) e Leide Mota de Andrade (presidente do D.A.) apresentaram a Associação dos Arquivistas da Bahia e o Diretório Acadêmico de Arquivologia, respectivamente; Nanci Moreira (chefe de núcleo da CAD) apresentou a Coordenação de Arquivo e Documentação da UFBA; o Sr. Maj. Raimundo Marins (Coordenador de Documentação e Memória da PMBA) o acervo da PM/BA e a memória do mundo da UNESCO. Houve ainda no período da manhã sorteio de brindes e os Arquivistas receberam uma pequena lembrança da CAD, além de um delicioso Coffee Break. No período da tarde houve a palestra do Sr. Cláudio Rodrigues (Arquivista da CAD) que apresentou o  Processo Eletrônico Nacional – PEN na UFBA e o Sr. Jean Frederick (Arquivista da CAD) apresentou o Software AtoM: conquistas e desafios.

O servidor a recém-ingresso, Bruno Machado Morais, contou sobre a importância do trabalho do arquivista na Universidade e dos processos que envolvem a gestão documental dos profissionais na instituição. “Como arquivista a gente a trata a documentação desde o início, da produção ao recebimento, isso quer dizer que é a gestão documental. A partir daí nós vamos avaliar o que é memória e o que deve ser descartado. E essa é a importância do arquivista: preservar a memória da instituição, que no nosso caso é a UFBA”.

Por fim, os participantes foram convidados a participar de uma exposição de documentos históricos e uma mostra de fotografias custodiados na  CAD. Na oportunidade, houve sorteio de vários brindes além do delicioso Coffee Break.

Texto: Regivaldo José da Silva

Fotos: Claudio Rodrigues