Idosos acima de 80 podem agendar prova de vida

Idosos acima de 80 anos podem agendar prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social em casa. Portaria publicada no Diário Oficial da União especifica que um representante do INSS realize a visita no domicílio do beneficiado.

A visita favorece beneficiários sem procurador ou representante legal cadastrado, de acordo com a portaria 1.321. Deixando claro que um atestado médico ou declaração emitida deverá ser apresentado, nos mesmos moldes dos documentos exigidos para inclusão de procuração para fins de recebimento de benefício domiciliar.

O requerimento pode ser feito por terceiros, através da Central 135; pelo aplicativo MEU INSS; ou por meio de outros canais a serem disponibilizados pelo INSS.

Cuidado com os golpes

É importante que os beneficiários sigam as instruções do INSS para identificar o verdadeiro funcionário do Instituto e não cair em golpes. A pessoa que solicitou a prova de vida tem de guardar o número do protocolo para quando o servidor chegar no domicílio essa informação seja validada por ambos.

Além disso, o servidor do INSS irá mostrar o crachá de identificação, ou carteira funcional e fazer a confirmação do número do benefício e dos dados do titular para quem se destina a pesquisa externa para fins da prova de vida, informou o Instituto Nacional do Seguro Social.