Imunizantes contra a Covid-19 se mostram seguros e com baixa taxa de reação adversa

Os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro e seus simpatizantes, de que as vacinas produzidas contra a Covid-19 são ineficazes, não passam de desinformação. Pelo contrário: de cada 10 mil vacinados no Brasil, apenas cinco apresentam reações.

Dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que mais de 2 milhões de pessoas já foram vacinadas no país. Ainda conforme a pasta, foram registrados 1.038 comunicações de eventos adversos por pessoas que já foram imunizadas. Destes casos, apenas 20 foram considerados graves, mas a relação com as vacinas ainda está em análise.

Já informações do consórcio de veículos de imprensa, formado pelo G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL, que atualizam diariamente o número de vacinados, divulgou que nesta quinta-feira (4/02) a quantidade de pessoas imunizadas passava de 3 milhões no Brasil.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, de cada 10 mil pessoas que receberam as substâncias, apenas 0,05% apresentaram algum efeito colateral. Os sintomas mais comuns relatados pelo MS são: dor de cabeça, dor muscular, febre, diarreia, náusea e dor localizada.