Incêndio no HUPES alerta para a falta de investimento nos hospitais universitários

12/07/12 – Na tarde de ontem (11), ocorreu um incêndio no Complexo Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (COM-HUPES), no bairro do Canela, em Salvador. A coordenação da ASSUFBA e servidores da UFBA que estão em greve desde o dia 15 de junho estiveram no local para acompanhar a operação e prestar apoio aos trabalhadores e pacientes. De acordo com os técnicos, o acidente no reservatório da caldeira que abastece o serviço de nutrição do hospital universitário pode ter sido ocasionado pela falta de infraestrutura do local.

Foto: Américo Barros

Na maior parte dos hospitais, as caldeiras suprem o serviço de nutrição, a central de esterilização, a lavanderia e os aquecedores de água, por ser a forma mais econômica (principalmente se for utilizado o óleo baiano BPF). “A caldeira parou de funcionar porque o óleo combustível, que estava parafinado, não estava descendo até ela. Com o processo de aquecimento realizado para que a caldeira funcionasse, o óleo respingou e houve o princípio de incêndio”, explicou o tenente-coronel Fernando Bressy, comandante da unidade do Corpo de Bombeiros responsável pela operação.

Enquanto o Corpo de Bombeiros estava a caminho, os brigadistas do hospital universitário agiram rapidamente, evacuando a unidade hemodinâmica e os lados C e D do prédio, uma vez que a queima de óleo BPF para aquecimento de caldeiras pode acometer o sistema respiratório. “Cumprimos todas as medidas de segurança, evacuamos a área próxima e usamos 40 extintores antes da chegada da equipe dos Bombeiros”, afirmou Giovanni Santana, brigadista do HUPES.

Foto: Joseane Guedes

O coordenador de Administração e Finanças da ASSUFBA, Antonio Valter Almeida, servidor lotado na Maternidade Climério de Oliveira (MCO), ressaltou que a coragem dos brigadistas impediu que o fogo avançasse. Já a coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA, Maria Luisa, revelou que a falta de infraestrutura das instalações preocupação antiga. “Sempre alertamos para as deficiências estruturais no HUPES. Por isso, defendemos que o problema é de financiamento, faltam recursos para a manutenção dos hospitais universitários”, argumenta a dirigente.

De acordo com a diretora assistencial do HUPES, Drª Ruth Queiroz, existe um projeto para a substituição dessa fonte energética por gás natural, mas depende da implantação do gasoduto. “Não houve vítimas, nem danos patrimoniais para além da área atingida, o reservatório da caldeira que atende a nutrição. Os pacientes removidos já retornaram aos setores de origem”, afirmou.

12/07/12

Ascom ASSUFBA Sindicato