IX Conassufba reúne servidores das universidades federais da Bahia por dois dias

Debates importantes e estratégias de enfrentamento foram tratados

 

Renato Jorge dando as boas vindas aos participantes do IX Conassufba. Foto: Américo Barros.

Renato Jorge dando as boas vindas aos participantes do IX Conassufba. Foto: Américo Barros.

No primeiro dia, na quinta (12/12), o Congresso do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia ( IX Conassufba), realizado no Hotel Sol Victória Marina, e que teve como tema “ Trabalhadores e Trabalhadoras construindo e transformando a Universidade Pública “ tratou de diversos aspectos no sentido de fortalecer e organizar a categoria para as lutas.

O Congresso marcou também os 33 anos de luta da ASSUFBA Sindicato, completados no dia 1/12. O congresso também pode ser acompanhado por servidores em todo o estado online. A transmissão ao vivo foi disponibilizada através de um link no facebook da ASSUFBA.

Coral da ASSUFBA durante abertura do Congresso. Foto: Américo Barros.

Coral da ASSUFBA durante abertura do Congresso. Foto: Américo Barros.

A abertura do Congresso contou com a participação do Coral da ASSUFBA Sindicato. Em seguida, delegados e observadores cantaram o Hino Nacional Brasileiro, que foi seguido por um vídeo com depoimentos de dirigentes sobre os 33 anos da ASSUFBA Sindicato. A mesa de abertura foi formada após a exibição do documentário sobre a ASSUFBA e contou com a presença de representantes das universidades Federais na Bahia e representações políticas, entre elas, a chefe de gabinete da Setre, representando o governador Jaques Wagner, Olivia Santana e a deputada federal pelo PCdo B(Ba), Alice Portugal, que também é servidora licenciada da UFBA. Também na mesa de abertura, os representantes da CTB Nacional, Pascoal Carneiro, secretário de Previdência e Aposentados, e Aurino Pedreira, presidente da CTB (BA), representantes da UJS,UEB e Apub.

Conjuntura Nacional

Deputada Federal Alice Portugal destacando a importância da ASSUFBA. Foto: Américo Barros.

Deputada Federal Alice Portugal destacando a importância da ASSUFBA. Foto: Américo Barros.

A deputada federal Alice Portugal lembrou a importante trajetória politica da ASSUFBA ao enfrentar os anos de ditadura militar no inicio dos anos 80. A deputada fez uma retrospectiva das lutas travadas por uma universidade mais digna e justa para os servidores e ressaltou que os trabalhadores passaram a ter voz depois da ASSUFBA e dirigiu-se a delegados e delegadas falando da importância de fortalecer e continuar construindo essa experiente e jovem instituição que é este sindicato, a ASSUFBA.“É muito bom ver que as coisas não estão paradas no tempo e que a nossa luta continua, em torno de uma ASSUFBA Classista. E que não há saída fora da unidade”. A deputada contribuiu com a palestra sobre Conjuntura Nacional e apresentou à categoria os projetos de interesse dos servidores públicos em tramitação no Congresso Nacional.

Representação da UEB na mesa de abertura salientando o trabalho da ASSUFBA. Foto: Américo Barros.

Representação da UEB na mesa de abertura salientando o trabalho da ASSUFBA. Foto: Américo Barros.

Para Marianna Dias, presidenta da UEB ( União dos Estudantes da Bahia), que esteve presente na abertura do Congresso, a ASSUFBA representa os técnicos-administrativos em suas demandas e lutas há 33 anos. “ Vida longa a ASSUFBA por uma educação mais justa”, diz.

Agenda dos Trabalhadores

Marcos Verlaine falando da Agenda da Classe Trabalhadora. Foto: Américo Barros.

Marcos Verlaine falando da Agenda da Classe Trabalhadora. Foto: Américo Barros.

Coube ao jornalista e analista político do DIAP( Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Marcos Verlaine, abordar a Agenda dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Congresso Nacional.Verlaine mostrou que em 2011, foram apresentados vários projetos com o propósito de extinção ou redução de direitos previstos na CLT, alémda tentativa de enfraquecimento das entidades sindicais. “Os trabalhadores enfrentaram dificuldadesque impediram a inclusão em pauta de temas como redução da jornada, fim do fator e estabilidade de dirigentes sindicais. Foi o despertar do movimento sindical que evitou retrocessos, mas alguns desafios ainda precisam ser encarados para que possamos ter uma agenda mais positiva para os trabalhadores”.

Organização Sindical

Secretário de Previdência e Aposentados da CTB Nacional, Pascoal Carneiro falando de Organização Sindical. Foto: Américo Barros.

Secretário de Previdência e Aposentados da CTB Nacional, Pascoal Carneiro falando de Organização Sindical. Foto: Américo Barros.

“Essa agenda negativa no Brasil nós vamos ter que pressionar e resolver”. Com essa afirmação, o secretário de Previdência e Aposentados da CTB Nacional, Pascoal Carneiro, abriu sua palestra sobre organização sindical e destacou que, antes de tudo, para trabalhadores e trabalhadoras interessa a democracia. Por isso, para ele, é preciso eleger em 2014 uma bancada de deputados e deputadas federais comprometidos com os interesses de um país democrático. Caso contrário, essa agenda negativa vai continuar. E aí citou o fim do fator previdenciário, queo veto está para ser decidido e não entra em votação ea concessão da desoneração da folha de pagamento, que atualmente beneficia a empresários em 48 setores da economia,em detrimento da classe trabalhadora.

Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia falando da importância da unidade. Foto: Américo Barros.

Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia falando da importância da unidade. Foto: Américo Barros.

Para Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia, é necessário entender que unidade e luta precisam estar conjugados. “Essa unidade de percebermos que temos um projeto importante, mas ao mesmo tempo esse projeto precisa avançar e corrigir suas contradições”.

Expansão Universitária e Autonomia

Reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho fala de expansão universitária e autonomia e do projeto UFSB.

Reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho fala de expansão universitária e autonomia e do projeto UFSB.Foto: Américo Barros.

Na tarde do dia 12, os servidores contaram ainda com a palestra do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professor Naomar Monteiro de Almeida Filho que apresentou o projeto da UFSB. O reitor apresentou questionamentos sobre a responsabilidade social do estado brasileiro que ainda não cumpre sua responsabilidade de garantir à sociedade serviços públicos de qualidade com acesso universal e equidade e sobre a responsabilidade do estado no campo da educação. O reitor mostrou como irá funcionar a nova universidade que vai funcionar no sul do Estado e qual o seu diferencial.

As palestras do primeiro dia do Conassufba foram acompanhadas pela internet gerando picos de audiência em muitos momentos do Congresso.

 Fonte: Ascom Assufba Sindicato